domingo, 27 de fevereiro de 2011

Orgulho de Pai (2)

Na passada 4ª feira tive a felicidade de assistir à última etapa académica da minha filha, antes de entrar no mercado de trabalho. Durante uma hora assisti à dissertação da sua tese de mestrado “ Entre a Arquitectura e a Música: Razão e Metáfora” e, cá para mim, confesso que estava mais nervoso que ela. No fim, um resultado que lhe permite sonhar com a possibilidade de Doutoramento caso pretenda desenvolver (ainda mais) o tema (ou outro à sua escolha), foi ouro sobre azul.

Hoje não quero pensar nas dificuldades de trabalho que poderá enfrentar no futuro, uma vez que o nosso País pouco ou nada tem para oferecer aos seus jovens, independentemente do potencial de conhecimentos que possuem.

Hoje apenas quero desfrutar o momento de felicidade, enquanto pai, ao perceber que o seu filho (neste caso, filha) já possui uma “ferramenta” que lhe permitirá utilizar na conquista do seu futuro. Não existem boas e más profissões, mas sim bons e maus profissionais. Que Deus a ilumine e acompanhe na difícil caminhada que agora inicia e que os conhecimentos que possui lhe permitam tornar-se uma boa profissional.

PARABÉNS NEUZA!








Cara ou Coroa

No Cara ou Coroa de hoje gostaria de destacar 2 notícias que, de novidade pouco têm mas que vale a pena pensarmos um pouco nelas.

(Público 19/02/2011) (De acordo com a TVI) Armando Vara protagonizou, na passada quinta-feira, um episódio polémico num centro de saúde de Lisboa. O ex-ministro socialista passou à frente dos utentes que aguardavam a sua vez e exigiu a uma médica que lhe passasse um atestado médico, alegando estar com pressa e ter um avião para apanhar, avança a TVI.
Porém, quando Armando Vara chegou ao centro, desrespeitou a ordem de chegada dos doentes e entrou no gabinete da médica.
A médica, surpreendida, - relata a TVI - ainda disse a Armando Vara que o não tinha chamado. “Mas ele respondeu que estava cheio de pressa para apanhar um avião. E a médica que lhe passasse o atestado na hora”, escreve o site da estação de televisão.
A médica acabou por lhe passar o atestado, indica a estação de televisão.
Em declarações à TVI, a directora do centro de saúde, Manuela Peleteiro, explicou o sucedido: “O senhor Armando Vara entrou aí como qualquer utente e passou à frente de toda a gente. Entrou no gabinete da médica sem avisar e sem que a médica percebesse que não estava na sua vez. Foi uma situação de abuso absolutamente inconfundível”.
COROA!!!

(Público 26/02/2011) Uma ambulância do INEM que estava em serviço de urgência a uma idosa foi obrigada a abandonar a rua onde se encontrava para deixar passar o carro do ministro da Justiça, noticia a TVI. O caso, que já foi confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que testemunharam a situação à estação de Queluz.
Um elemento da PSP, que faz a segurança do ministro da Justiça, Alberto Martins, ordenou que a ambulância fosse retirada do local para o carro do ministro passar.
A ambulância voltou à residência da idosa algum tempo depois e acabou por transportar a doente ao hospital.
O INEM já informou que o incidente não afectou o socorro da vítima que já está em casa depois do internamento hospitalar.
Contactado pela TVI, o gabinete do ministro Alberto Martins disse desconhecer em absoluto a situação.
Por outro lado, a PSP assegurou que os agentes podem retirar uma ambulância de um local por motivos de força maior.
COROA!!!

Que raio de País é este que foi capaz de “parir” gente desta índole?

O que será preciso fazer para apagarmos definitivamente a linha que separa o EU dos OUTROS e juntar as duas palavras numa só: NÓS?

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Solidariedade

A Internet é, possivelmente, a arma mais poderosa que o homem alguma vez inventou. Ao alcance de todos, através dela, tudo é possível, desde alguém trabalhar num País sem lá viver, até outro alguém conseguir derrubar governos sem falar a língua dos governantes. Pelo meio, o que é que quer que pensemos, está lá.

Através dela trabalhamos; através dela gerimos as nossas finanças e compromissos financeiros; através dela contactamos com os nossos amigos; através dela sabemos das notícias do Mundo; através dela quase tudo é possível, basta para tanto um acesso a ela, ao alcance de qualquer um.

No meu caso particular que a ela me encontro ligado todos os dias, desde que me levanto até que me deito, não só porque dela dependo por motivos profissionais, mas porque gosto de estar actualizado sobre tudo o que me rodeia, esta semana que agora terminou, pondo de parte a componente profissional, a Internet trouxe-me notícias que provocaram em mim os mais distintos estados de alma, desde o encontrar amigos que se encontravam perdidos no tempo (o Fernando Npoloque em Moçambique e a Júlia Vitorino nos Estados Unidos, com quem já não trocava uma palavra há mais de 35 e 43 anos, respectivamente), até a confirmação de que o nosso País continua suspenso num abismo (por mais que os nossos políticos “Pinóquios” não se cansem de afirmar o contrário), passando por um pedido muito especial de ajuda.

O pedido especial de ajuda que me foi colocado e que desde logo me tocou tratava o seguinte:

“Uma menina, de seu nome Maria, tem 9 anos de idade, sofre de leucemia. Precisa urgentemente de um transplante de medula. Eu como muitos outros portugueses decidimos ajudar. Juntando um certo número de pessoas. Aqui na nossa zona são precisas 100 pessoas. A recolha está marcada para dia 27 de Fevereiro, das 11horas às 16horas, aqui na Junta de Freguesia de Mouriscas. Por favor pareçam e tragam um amigo. Hoje é a Maria, mas amanhã podemos ser nós, ou um dos nossos. É um gesto simples, não custa nada, e pensem que podem estar a salvar uma vida. Não acham o gesto gratificante? Pensem bem. E apareçam. Se estiver interessado, o meu número é 914752004. Obrigado”

Diante desta mensagem quis saber algo mais e liguei para o número indicado. Do outro lado, uma antiga aluna elucidou-me o tal algo mais que a mensagem não referia e fiquei a saber que o pedido de ajuda era real e que aquela criança precisa mesmo de todos nós. A vida dela depende de todos nós, para a qual poderemos contribuir com uma simples dádiva de sangue bastando para tanto termos uma idade compreendida entre os 18 e 45 anos e capacidade para percebermos que fora da tal internet existe uma vida à qual pertencemos e da qual dependemos.

É tudo uma questão de tempo, mais tarde ou mais cedo, seremos nós a ficarmos dependentes da solidariedade dos outros. Qual será o melhor lado? O que precisa de receber ou o que pode dar? Não é difícil a escolha.

Parece que no meu caso, a idade já parece ser factor condicionante (56 anos) porém sinto ser meu dever não assobiar para o lado e contribuir para esta causa nem que seja divulgando-a. Por isso, hoje não quero falar do meu País, do meu Concelho ou de mim, apenas devo falar da Maria que está à espera que alguém lhe conceda a possibilidade de viver.

Amigo leitor!

Que tal este desafio de solidariedade?

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Faz de Conta

Em cada dia que passa, vamos cada vez mais ganhando a noção que vivemos num País no qual governa o Faz de Conta. E é este Faz de Conta que controla e domina os nossos impulsos de revolta sempre que nos apercebemos do quão abandonados à nossa sorte nos encontramos.

Se não vejamos…

Não é desconhecimento para ninguém que os Bancos a operarem em Portugal, durante o ano de 2010 viram aumentados os seus lucros relativamente ao ano anterior (os três maiores bancos privados nacionais cotados em bolsa registaram no ano passado lucros de 996,6 milhões de euros, uma subida de 8% face a 2009), ao mesmo tempo que pagaram menos impostos ao Estado. Alguém se importa?
Sem o seu dinheiro, não temos casa… não temos carro… não temos férias… não fazemos obras para sermos eleitos e podermos governar(-nos)… Não vá o diabo tecê-las: FAZEMOS DE CONTA QUE ESTÁ TUDO BEM!

Não é desconhecimento para ninguém que o preço dos combustíveis em Portugal é dos mais elevados da Europa. Ao nível dos 27 países da Comunidade Europeia, o preço médio da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo, vendidos em Portugal e, sem impostos, eram, há cerca de 2-3 semanas o 7º e o 3º mais caros, respectivamente. Relativamente à média dos 27 o preço médio da gasolina sem chumbo 95, era de cerca de 0,03€ mais cara, enquanto que, no que respeita ao gasóleo, tal diferença era de 0,04€ mais cara. Só estas “pequenas diferenças” representam para as distribuidoras nacionais, (tendo por base os litros daqueles combustíveis vendidos por dia) qualquer coisa como 320 milhões de Euros ao fim de um ano. Perante esta diferença, a Autoridade da Concorrência (que nos deveria defender) o que diz? Diz que ESTÁ TUDO BEM… que os preços dos combustíveis são regulados por preços internacionais, tendo por base os preços apurados à saída das refinarias e/ou dos preços de importação, os quais têm como referência de cálculo a cidade de Roterdão na Holanda. Para o apuramento do preço base praticado em Portugal há que adicionar ao preço base internacional o preço do transporte do combustível entre a Holanda e Portugal. Mesmo que o crude de petróleo que a Galp importa da Nigéria (que é descarregado e refinado em Portugal) não seja sujeito ao transporte Portugal-Holanda e, depois de refinado em Gasóleo ou Gasolina, não seja sujeito a um novo transporte Holanda-Portugal, no apuramento do preço base é como tivesse sido transportado entre estes dois países. Lindo!!! E já agora que se fala da Galp, uma empresa que faz tudo desde a exploração à comercialização directa dos combustíveis, alguém se admirou dos resultados financeiros por si obtidos durante o ano de 2010? Como o lucro obtido foi só(?!) 43% superior ao obtido no ano de 2009 só nos resta… FAZER DE CONTA QUE TUDO ESTÁ BEM! Quando metemos combustível numa qualquer bomba deste País, fazemos de conta que gastamos mais em combustível porque os nossos carros passaram a consumir mais litros de combustível aos 100 quilómetros. Por isso, a estratégia, não é encher o depósito, mas sim pagar 20€, 30€ ou 40€.

Para concluir a tese do País do FAZ DE CONTA só faltava, agora, o Governo ir à caça dos responsáveis pelos seus fracassos! E não é que têm sido frutuosas tais caçadas? Que o digam as demissões dos directores gerais da administração interna (Eleições Presidenciais de 2011) e a ameaça do Bloco quanto à apresentação de uma Moção de Censura ao Governo, dentro de um mês.

Só num País do FAZ DE CONTA é que seria possível receber-se a notícia sobre a taxa de juros da dívida que já atingiu esta semana a marca dos 7,64% (quem é que ainda se recorda da fasquia dos 7% colocada pelo nosso ministro das Finanças para que o FMI nos tivesse de visitar?) e terem sido muito poucos aqueles que “ousaram” pronunciar-se sobre esta tragédia que paira sobre todos nós. Importante… importante… parece ser a necessidade de se conhecer o sentido de voto do PSD sobre a ameaça da Moção de Censura que o Bloco pretende apresentar e confundir os portugueses fazendo de conta que nada se passa. Faz lembrar a história do Orçamento. Ainda ninguém conhecia o orçamento para 2011 e o PS não se cansava de gritar bem alto sobre a irresponsabilidade do PSD em não querer divulgar o seu sentido de voto na hora da sua aprovação.

Diante tudo isto o que fazemos? FAZEMOS DE CONTA QUE ESTÁ TUDO BEM!


Cara ou Coroa (?)

Num texto por mim aqui colocado em 16 de Outubro de 2010, sob o título de “Tão claro como a água” iniciava o mesmo do seguinte modo: “…Retomo o artigo anterior («Tão “cloro” como a água») na parte em que eu analiso a desconfiança que me transmite a qualidade da água que corre nas torneiras da minha casa, que me leva a recusar bebê-la, usando-a apenas para a confecção de alguns alimentos, banhos, limpezas e sanitários. De acordo com o meu pensamento a informação contida nos editais publicitados é de tal modo imprecisa que não pode reflectir de modo algum, a verdadeira qualidade da água que corre nas minhas torneira. Não querendo arriscar, compro água engarrafada.”

Se trago aqui, de novo, este assunto, é porque é possível hoje avaliarmos os resultados práticos da parceria Município do Sardoal-Águas do Centro no que concerne à qualidade da água domiciliária distribuída á população do Sardoal durante o ano de 2010. Durante o ano de 2010 a Águas do Centro, assumiu a responsabilidade pelos Sistemas em Alta (captação, tratamento e armazenamento da Água) ficando reservada à Autarquia a responsabilidade pelo Sistema em Baixa (distribuição domiciliária da água).

Com a publicação do edital do Município Sardoalense com o nº 04/2011, que contém os resultados das análises realizadas à qualidade da água distribuída no Concelho do Sardoal, durante o 4º trimestre de 2010, em associação com os outros editais que contêm os resultados das análises efectuadas nos outros trimestres anteriores não é possível percebermos a existência de eventuais melhorias na qualidade da água distribuída.

Se compararmos os resultados divulgados das análises efectuadas durante os anos de 2009 (Sistemas em Alta e Baixa da responsabilidade da Autarquia) e 2010 (Sistema em Alta da responsabilidade da Águas do Centro e Sistema em Baixa da responsabilidade da Autarquia), podem-se obter os seguintes resultados práticos:
1.- O número de Análises de Rotina 1 realizadas em 2010 são inferiores em cerca de 7%, relativamente ao ano de 2009.
2. O número de Análises de Rotina 2 realizadas em 2010 são inferiores em em cerca de 30%(!!!), relativamente ao ano de 2009.
3. O número de Análises de Inspecção realizadas em 2010 são inferiores em cerca de 40%(!!!), relativamente ao ano de 2009.
4.- Em matéria de análises a alguns elementos químicos que quando em excesso na água podem ser prejudiciais à saúde, e particularizando apenas 2 (alumínio e ferro), verifica-se que, no que respeita ao Alumínio, em 2009 foram realizadas análises a 16 amostras de água das quais 6 não cumpriam com o disposto na legislação enquanto que, relativamente ao ferro, durante aquele ano foram realizadas análises a 8 amostras de água, uma das quais não cumpria com o disposto na legislação. Durante o ano de 2010 das 17 análises efectuadas à concentração de alumínio na água, 5 não cumpriam com a legislação, enquanto que das 6 análises efectuadas à concentração de ferro, apenas uma não cumpria com a legislação.

O que mais ressalta é a diferença para menos das análises realizadas no ano de 2010, quando comparadas com o ano anterior, uma vez que não houve alterações na legislação em vigor (Decreto-lei 306/2007, de 27 de Agosto).

Se, de acordo com o artigo 17º do Decreto-lei 306/2007, a publicitação dos resultados analíticos obtidos na implementação do PCQA (Programa de Controlo da Qualidade da Água) é da responsabilidade da Entidade Gestora em Baixa, ficando reservada à Entidade Gestora em Alta de fazer prova dos resultados obtidos na implementação do PCQA junto das Entidades Gestoras em Baixa, será que a diferença das análises a menos está no facto de até 2009 a Autarquia Sardoalense publicitar os resultados das análises dos Sistemas em Alta e em Baixa e agora apenas publicitar os resultados das análises dos Sistemas em Baixa?

Recordando o artº 17º do Decreto-lei 306/2007:
1 — As entidades gestoras em baixa devem publicitar, trimestralmente, por meio de editais afixados nos lugares próprios ou na imprensa regional, no prazo máximo de dois meses após o trimestre a que dizem respeito, os resultados analíticos obtidos na implementação do PCQA,
sem prejuízo da divulgação adicional por outros formatos, designadamente, no seus sítios na Internet, por correio ou nos boletins municipais.
2 — Os editais devem permanecer afixados até à sua substituição pelos editais seguintes e ser enviados à autoridade de saúde.
3 — As entidades gestoras em baixa que actuem por delegação ou concessão devem publicitar na imprensa regional os dados trimestrais da qualidade da água ou, em alternativa, fornecê-los aos respectivos municípios, para que estes procedam à sua publicitação por edital.
4 — As entidades gestoras em alta devem fazer prova, trimestralmente, junto das entidades gestoras em baixa, dos resultados analíticos obtidos na implementação do PCQA, por ponto de entrega, num prazo máximo de dois meses após o trimestre a que dizem respeito.
5 — Da informação referida nos números anteriores deve constar, no mínimo, por parâmetro:
a) O número de análises previstas no PCQA;
b) A percentagem de análises realizadas;
c) O valor paramétrico;
d) Os valores máximo e mínimo obtidos;
e) A percentagem de análises que cumprem a legislação;
f) A informação complementar relativa às causas dos incumprimentos e às medidas correctivas implementadas.
6 — A entidade gestora deve disponibilizar a informação relativa a cada zona de abastecimento, quando solicitada.
7 — As entidades gestoras de sistemas de abastecimento particular devem publicitar trimestralmente nas suas instalações os resultados da verificação da conformidade da qualidade da água distribuída e enviá-los à respectiva autoridade de saúde.


Sabendo-se que são vários os sistemas de distribuição de água no Concelho de Sardoal associados a 16 depósitos distintos (Cabeça das Mós, Valhascos, Entrevinhas, Andreus, Codes, Brescovo, Sardoal, Santiago de Montalegre, São Simão, Tojeira, Mógão Cimeiro, Cimo dos Ribeiros, Venda Nova, Casal Pedro da Maia, Saramaga e Valongo), os editais ao não especificarem os pontos de recolha das amostras de água e a identificação dos sistemas de distribuição afectos, torna incompreensível os resultados divulgados.

Conclusão: Beber água engarrafada e... COROA!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Surpresa (?)

Quando muitos já contávamos os dias para a chegada à Portela dos senhores do FMI, eis que, em seu lugar, parece que chegarão outras individualidades lideradas pela “maquinista” da União Europeia, a Senhora Merkel. Será melhor? Será pior?

Por norma, quando se está de “calças nas mãos” temos a tendência inata de descurarmos alguns “pormenores” que nos rodeiam. A aflição do momento tem a particularidade de nos tornar insensíveis aos detalhes das “loiças”. Mesmo que esses pormenores revelem a idade da reforma para os 67 anos, que os limites do défice deverão estar fixados na nossa mui amada Constituição, que os salários terão de crescer abaixo da linha de inflação e que deverá haver uma harmonização fiscal na zona euro, não conseguem captar quaisquer sentimentos no aflito. Para quem vai faltando algum ar para respirar, tais “pormenores” representaram mais um balão de oxigénio para o nosso P.M. Até quando?

A nossa soberania continua a escapar-nos por entre os dedos quais grãos de areia soltos e há quem continue a clamar vitória! Vitória de quem?

Para além da crise financeira, o governo parece querer iniciar agora uma crise de política interna em torno da eventual redução do número de Deputados. O meu conterrâneo Jorge Lacão parece que ao emitir um pensamento (só seu?) em torno da possibilidade de se reduzir o número de Deputados da Assembleia da República para 180 viu desabar sobre si um tsunami socialista para o qual não deveria estar à espera.

Há quem defenda que são demais, mas também há quem defenda que não. O que eu penso, e que a grande maioria dos portugueses pensam, é que as eleições para a Assembleia da República são uma farsa e uma mentira. Em consciência, ninguém sabe a quem se dirige o seu voto e, há muito, que sou defensor dos círculos uninominais e que os eleitos deverão ter uma participação cívica activa junto dos seus eleitores. E os círculos até poderiam ser determinados em função dos Distritos, no qual os Eleitos deveriam possuir um Gabinete de Atendimento. Todos sabemos porque fogem os Partidos desta possibilidade (como o diabo da cruz), uma vez que está em causa a possibilidade de alguns seus “funcionários” poderem perder o seu gordo salário, pago pelo Estado, isto é, por todos nós.

Só num País como o nosso é que se exige que as crianças que mal acabem de nascer tenham logo número de contribuinte e que os 500 mil pensionistas do Estado passem a usar a Internet para efeitos de IRS. Perante o cenário de um País altamente tecnológico, porque espera o governo para que os processos eleitorais, quaisquer que eles sejam, possam ser efectuados pela Internet? Do mesmo modo que qualquer contribuinte possui uma senha para acesso ao seu portal, porque não utilizar essa “ferramenta”? As eleições poderiam realizar-se a um qualquer dia da semana (porque não numa 6ª Feira?) e perante a obrigatoriedade do acto acredito que a abstenção seria mínima, já para não falar dos enormes recursos financeiros que se poupariam. Pois é!... Lá voltávamos nós aos salários dos funcionários dos Partidos. Não interessa! É melhor reduzir-se o número de Freguesias e de Municípios? (Quando é que acordamos?)

Se o problema são os gastos excessivos da Máquina Estado concordo com Passos Coelho quando ele defende que empresas públicas com prejuízos crónicos devem de fechar as portas. Algumas delas até se dão ao "luxo" de ignorar as recomendações do Ministério das Finanças quanto à necessidade de reduzirem em 15% as suas despesas. Segundo a imprensa, das 93, parece que apenas 16 apresentaram um Plano de Contenção de Custos. Palavras para quê! Outros que apertem o cinto?...


Cara ou Coroa (?)

Está a decorrer a 1ª Mostra da Cozinha Fervida e dos Vinhos do Sardoal, com a participação dos quatro restaurantes e dos dois produtores de vinhos existentes no Concelho do Sardoal.

A aposta quer-me parecer boa, que mais não seja pelo factor económico que poderá promover junto das entidades envolvidas. Num Concelho onde são escassas as iniciativas do género… CARA!