domingo, 14 de março de 2010

Viagem ao Passado



Já lá vão 35 anos que os finalistas do Liceu Pêro de Anaia da Beira (Moçambique), ano lectivo de 1974/1975 fizeram, porventura, a viagem das suas vidas. É difícil descrever os sentimentos que tal viagem promoveu em cada um nós, pois passados todos estes anos, ela “acompanha-nos” como tendo sido algo de muito bom que nos aconteceu.

Não sei se foi espírito de irmandade que nos uniu (tratávamo-nos por “brothers” e “sisters”) ou foi o destino que pouco tempo depois nos separou, o que é certo, é que passados todos estes anos, quando nos reencontramos, parece que o tempo parou.

A Ilha de Moçambique foi o espaço que nos acolheu durante duas semanas. Quando visitávamos algumas das suas ruas mais antigas era como se “mergulhássemos” na História de Portugal, pois cruzámos espaços que o tempo se tinha “esquecido” de passar por lá. Será que esse tempo também nos fez essa “partida”?

O mais cruel de uma amizade é o silêncio do tempo. Quantos de nós, possivelmente, não nos cruzámos já com um grande amigo de juventude e não fomos capazes de o reconhecer?

O melhor desta história é que o destino parece começar a corrigir o erro da nossa separação.



Post Scriptum. Quanto ao PEC, parece que o Governo pretende tratar uma “pneumonia” aguda com caldos de galinha e xarope de cenoura. E se a doença não passar? Coitados dos funcionários públicos (atenção que este lamento é para aqueles que não têm subsídios compensatórios para além do vencimento) e das famílias numerosas!
Será que existe alguma medida no Plano para se criar riqueza? Eu estou disposto a contribuir com a quota-parte que me calhar em sorte, mas por favor não me falem em TGV,s para os espanhóis de Madrid virem às Praias de Carcavelos e Costa da Caparica.

Relativamente às eleições no PSD escrevi aqui há algumas semanas atrás que embora não conhecesse as linhas programáticas dos quatro candidatos, aquele que reunia o meu favoritismo era o Passos Coelho. Depois de ter ouvido alguns debates e os discursos inflamados dos candidatos no Congresso deste fim-de-semana mais me convenço que tinha razão ao proferir o meu pensamento. Mesmo após aquele “deslize”, carregado de boas intenções, que envolveu o Senhor Alberto Jardim, o Dr. Pedro Passos Coelho merece a minha escolha para… Primeiro Ministro.

Sem comentários: