domingo, 6 de março de 2011

A entrevista

Numa semana marcada pelo encontro do nosso PM com a Senhora toda-poderosa da Europa da qual não saiu nada de novo, continua-nos a faltar uma mão para fazermos qualquer coisa, uma vez que as duas que temos, uma serve para segurarmos as calças (porque já não há mais furos no cinto) e a outra para estendermos a mão à caridade alheia (de tanto andarmos de mão estendida, os nervos do braço já ossificaram).

Tenho todo o gosto em partilhar um texto que recebi esta semana na minha caixa de correio electrónica: Entrevista de um professor chinês de economia, que viveu em França. Resumem-se em 10 pontos a apreciação que faz da Europa:

1. A sociedade europeia está em vias de se auto-destruir. O seu modelo social é muito exigente em meios financeiros. Mas, ao mesmo tempo, os europeus não querem trabalhar. Só três coisas lhes interessam: lazer/entretenimento, ecologia e futebol na TV! Vivem, portanto, bem acima dos seus meios, porque é preciso pagar estes sonhos de miúdos...

2. Os seus industriais deslocalizam-se porque não estão disponíveis para suportar o custo de trabalho na Europa, os seus impostos e taxas para financiar a sua assistência generalizada.

3. Portanto endividam-se, vivem a crédito. Mas os seus filhos não poderão pagar 'a conta'.

4. Os europeus destruíram, assim, a sua qualidade de vida empobrecendo. Votam orçamentos sempre deficitários. Estão asfixiados pela dívida e não poderão honrá-la.

5. Mas, para além de se endividar, têm outro vício: os seus governos 'sangram' os contribuintes. A Europa detém o recorde mundial da pressão fiscal. É um verdadeiro 'inferno fiscal' para aqueles que criam riqueza.

6. Não compreenderam que não se produz riqueza dividindo e partilhando mas sim trabalhando. Porque quanto mais se reparte esta riqueza limitada menos há para cada um. Aqueles que produzem e criam empregos são punidos por impostos e taxas e aqueles que não trabalham são encorajados por ajudas. É uma inversão de valores.

7. Portanto o seu sistema é perverso e vai implodir por esgotamento e sufocação. A deslocalização da sua capacidade produtiva provoca o abaixamento do seu nível de vida e o aumento do... da China!

8. Dentro de uma ou duas gerações 'nós' (os chineses) iremos ultrapassá-los. Eles tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacas de arroz...

9. Existe um outro cancro na Europa: existem funcionários a mais, um emprego em cada cinco. Estes funcionários são sedentos de dinheiro público, são de uma grande ineficácia, querem trabalhar o menos possível e apesar das inúmeras vantagens e direitos sociais, estão muitas vezes em greve. Mas os decisores acham que vale mais um funcionário ineficaz do que um desempregado...

10. Vão (os europeus) direitos a um muro e a alta velocidade..."


Se a apreciação é feita num contexto geral da Europa dá para imaginar o que nos caberá, uma vez que, presentemente ocupamos a sua cauda?

Cara ou Coroa(?)

No Cara ou Coroa de hoje gostava de partilhar dois excertos da última Acta do Executivo Municipal (Acta 03/2011, de 01 de Fevereiro de 2011), publicada no site da Câmara Municipal de Sardoal:

“… Verificando-se quórum, o Senhor Presidente, declarou aberta a reunião, eram nove horas e trinta e cinco minutos, com a seguinte ordem de trabalhos…”
...
“… E não havendo mais nada a tratar, o Senhor Presidente da Câmara deu por encerrada a reunião eram dez horas, do que para constar e devidos efeitos…”


Será que li bem? Então uma reunião quinzenal do Executivo Municipal, demorou apenas 25 minutos?!!!

Se a esta “eternidade temporal” (?) adicionarmos o tempo que decorreu a reunião anterior que se realizou no dia 25 de Janeiro (35 minutos (!!!) e a primeira reunião deste ano (1 hora e 15 minutos), as despesas inerentes às mesmas das quais se destaca o pagamento de, aproximadamente, 120 € por reunião, em senhas de presença aos dois vereadores da oposição (não incluo eventuais ajudas de custo, porque não acredito que qualquer deles as apresentem, pese o diz-se que diz-se cá do sítio) e ainda o estado em que se encontra o Concelho, será fácil concluir que algo não está bem.

Possivelmente sou eu que não sei fazer esta conta de somar e, nesse caso, o erro é meu, contudo, julgo não ter dúvida que entre Cara e Coroa só pode sair: COROA!!!

Sem comentários: