quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ADEUS!

A cortina fecha-se para o “trêsbicas” e é chegada a hora de dizer: ADEUS!
 

Nunca imaginei que depois de abrir esta “janela” para o mundo, em 30 de Março de 2008, estivesse junto dela cinco anos e meio e através dela enviasse 231 “cartas” (incluindo esta).
 

Penso que quem me acompanhou ao longo deste tempo é capaz de perceber que, subjacente à sua nascença, sempre esteve a minha inquietação política e social e a necessidade de publicamente a expressar. Agora, que uma nova ordem política parece chegar ao meu Concelho, é hora de deixar a “outros” a tarefa de defenderem os interesses da comunidade, pugnarem pela defesa da verdade e tudo fazerem para a engrandecer.
 

Se o faço não é por me sentir cansado após ter “residido” durante os últimos 18 anos na “outra trincheira” (e… viessem outros 18 anos!), mas porque é chegada a hora de me concentrar totalmente nos projectos em que me encontro envolvido, porque não sou eterno e tenho ainda de “conquistar” a minha velhice. (Sendo previsível que dentro de alguns anos a “idade mágica” da reforma em Portugal possa ser os 70 anos, que as reformas pouco mais darão para “pão e laranjas”, faltam-me só (?) 11 anos para garantir o direito, após atingir aquela idade, também, a um tecto, a um prato de sopa e… que “não precise de vender a pele para ter saúde”).
 

Porque quero “partir” um pouco descansado, entendi que não o devia fazer sem que antes percebesse que toda esta minha “luta” havia valido a pena.
 

Tudo fazendo para que os Sardoalenses percebessem que o futuro do Concelho estava nas suas mãos, assim o quisessem, e não nas mãos de duas “tribos de interesses” que durante estes últimos 4 anos nada fizeram e uma ajudou a outra, e as duas se preparavam para repetir a dose para mais 4 anos, vendo agora que o meu pedido foi acolhido, só me posso regozijar do facto.
 

Tenho orgulho de ter colaborado na criação do GIS (Grupo de Independentes do Concelho do Sardoal) que apresenta listas próprias à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Alcaravela e Sardoal. (Entendeu-se não se apresentar candidatura a Santiago de Montalegre e Valhascos porque é convicção dos fregueses dessas freguesias que a actual equipa de Santiago de Montalegre deve ser recompensada pelo bom trabalho que fez nos últimos 4 anos e que as duas equipas que agora se perfilam à Junta de Valhascos para suceder aos que agora decidem sair são merecedores de algum crédito e confiança. São as pessoas que sabem o que querem e não meia dúzia de “iluminados” que entendem que deverão ser eles a dizer-lhes o que querem. A política não deve ser um jogo.)
 

Independente dos resultados eleitorais que o GIS venha a conseguir, a acção que tem desenvolvido nesta campanha eleitoral, não conseguiu e não consegue deixar ninguém indiferente, mesmo os mais desatentos.
 
Quando num universo de 3.500 eleitores se consegue 10% de assinaturas, sem grande esforço, o resultado só poderia ser este.
 
PARABÉNS A TODOS QUE DECIDIRAM "ABRAÇAR ESTE PROJECTO" PELA VOSSA CORAGEM!
 
PORQUE O CONCELHO PRECISA DE VÓS, VOCÊS SERÃO A MINHA ESCOLHA QUANDO O BOLETIM DE VOTO ESTIVER NA MINHA MÃO.  
 

Não tenho nenhuma bola de cristal na qual possa olhar para o futuro e compreender as palavras do candidato que disputa com Rui Serras (GIS) a cadeira do poder (Miguel Borges - PSD) que no passado dia 14 no Centro Cultural do Sardoal referiu que “…o futuro do Concelho do Sardoal é radioso...”.
 

Infelizmente, não consigo partilhar todo esse entusiasmo, porque olhando para o País e para o Concelho não é isso que os meus olhos vêem.
 

Sobre o meu País, as notícias que nos esperam depois do próximo domingo não serão nada boas e o nosso Governo tudo tenta fazer para que todos nós agora nos possamos alhear delas.
 

Com excepção dos governantes incompetentes, dos políticos irresponsáveis e dos interesses instalados, depois de 29 de Setembro próximo, vai ser muito mais difícil viver em Portugal.
 

Sobre o meu Concelho, as “coisas” também não serão nada boas a partir do próximo domingo e por isso, a união de todos nós é fundamental e imprescindível.
 

Não é por muito se dizer que o futuro é radioso que se altera o estado actual das coisas. O que tem sido “atirado para debaixo do tapete”, ao longo de todos estes anos, com a complacência de TODOS OS POLÍTICOS com assento na Câmara e Assembleia Municipal deverá fazer arrepiar qualquer um.
 

E não é necessário usarmos uma bola de cristal para ficarmos a saber que:
 

- A Barragem da Lapa, independentemente de ter sido inaugurada há 11 anos dificilmente funcionará nos moldes que estiveram na base da sua construção e tudo aponta para que a população do Concelho, num futuro próximo possa ver-se privada de água nas suas torneiras. O caso é muito sério.
 

A Barragem está rota; uma empresa do consórcio que a construiu já “fechou portas”; a outra tem bons advogados; o que consta sobre o assunto nas actas da Câmara e Assembleia Municipal nos últimos anos não deixam adivinhar coisa boa e… no fim… a reparação da rotura vai sobrar para quem? Isso mesmo! Para quem não tem dinheiro para a reparar e da qual se depende em exclusivo para abastecer de água o Concelho.
 

Ontem voltei a visitar a barragem. Que tal uma olhadela para as fotografias que tirei? Que acham? Porque também não a visitam de vez em quando? Pelo menos ficavam a saber quando se deveriam preparar para armazenar alguma água em casa, para quando ela, eventualmente, faltar. 
 
 


- Quando há muitos anos, outros Concelhos concluíram a fase dos Saneamentos Domésticos e das Zonas Industriais, porque perceberam que os fundos estruturais da Comunidade Europeia disponibilizados para aquele tipo de obras não durariam para sempre, o Concelho do Sardoal ainda hoje se debate com esses problemas e, agora, já não há quem as financie e os bancos já fecharam as portas. Hoje a Câmara nem verbas possui para as corrigir ou reparar, quanto mais fazer novas obras. Solução? Uma desculpa e “empurra-se o problema com a barriga”.
 

- Existem obras no Concelho que se eternizam sem que alguém consiga perceber o seu destino. De entre elas e porque esta semana voltou a ser notícia, aquela “coisa” nas Olarias.
 

Quando se pensava que o desmoronamento daquelas pedras em Abril deste ano havia servido para se aprender que para aquele tipo de trabalhos o recurso a gabiões é a solução mais indicada, vem a Câmara esta semana, mais de 5 meses depois do desmoronamento das pedras e terras para a ribeira, e a poucos dias das eleições autárquicas, corrigir o erro com… o mesmo erro.
 

Coincidência ou Necessidade urgente de querer mostrar obra?
 

Querem mostrar obra? Que tal substituírem as janelas do edifício dos Paços do Concelho que algumas delas já têm as caixilharias em madeira tão podres que quando um vidro se parte e já não podendo receber novo vidro a solução passa por o substituir por um plástico preto?
 

Parem com isso! O Concelho do Sardoal não tem dinheiro para "caprichos"!
 

Alguém dizia há uns tempos que Portugal tem os melhores engenheiros de barragens do mundo e que afirmam que a Barragem da Lapa apresenta condições de segurança a quem vive a juzante dela. Concordo 100% com a tese de segurança, mas já quanto aos melhores do mundo, tal afirmação faz-me lembrar “alguém”.
 

Será que existe um só desses engenheiros que é capaz de não afirmar que o que se está a fazer nas Olarias é um atentado à segurança e estabilidade de um qualquer aterro?  
 

E quando essa “coisa” voltar a ruir? (Parece que as chuvas vêm a caminho e uma “coisa” não "joga" com  outra)
 

Que tal algumas imagens da evolução da “coisa” no tempo!
 
 
(04 de Dezembro de 2011)

(10 de Dezembro de 2011)
 
 (12 de Março de 2012) 
 
(06 de Abril de 2013)
 
(28 de Abril de 2013) 
 
(30 de Abril de 2013) 
 
(30 de Abril de 2013)
 
(30 de Abril de 2013) 
 
(25 de Setembro de 2013)
 
(25 de Setembro de 2013) 
 
(25 de Setembro de 2013) 
 
Uma das críticas que ouvimos recorrentemente nas esquinas e cafés da nossa Vila envolve os funcionários da Autarquia. Segundo alguns, a Câmara não faz nada porque os seus funcionários são “assim ou assado” e que o remédio para uma maior produtividade passa por necessitarem de uma disciplina, tipo “militar”. Segundo outros, uma das candidaturas já afirma que possui o “remédio” para tal “maleita”.
 
Sinceramente, não percebo!
 
Como é que se pode exigir que alguém cumpra eficientemente uma tarefa se não lhes são facultadas condições mínimas para a sua execução? Sem ovos, não se fazem omeletas.
 
(Por exemplo: Porque é que os funcionários que andam na recolha do lixo ou prestam serviços nos cemitérios não têm roupa adequada para o efeito? Porque não querem? Porque a Câmara entende que não deve “imitar” as outras Câmaras? Ou porque não tem dinheiro?)
 
 (Por exemplo: Por mais quantos anos é que poderá durar a frota automóvel da autarquia, talvez a mais velha do País? Não a renova por "capricho" ou porque não tem fundos disponíveis para tal?)
 
(Por exemplo: quando as estradas já "gritam por alcatrão" porque os "cancro dos buracos" já as "incomodam", a Câmara não lhes "faz a vontade" porque não quer ou porque não tem disponibilidade financeira para comprar as massas asfáticas?)
 
Etc... Etc... Etc...
 
E muito mais poderia aqui escrever sobre a realidade do meu Concelho e de como o seu Orçamento dependendo da Administração Central em cerca de 70%, com uma “dívida pesada” para controlar, pouco mais permite a quem tem a responsabilidade de o Governar do que tudo fazer para “poder respirar” e...  quanto a novas obras e novos projectos… apenas lhe resta sonhar.
 

Penso que depois de 29 de Setembro, as prioridades para quem irá assumir a governação deste Concelho, deverão centrar-se:
 
1. Unir todos os Sardoalenses, sem excepção, tudo fazer para que nunca mais haja Sardoalenses de 1ª e Sardoalenses de 2ª e acabar com os “cronistas de maldizer do reino”. (“Gentalha” desse “calibre” só é necessária para quando se pretende dividir uma comunidade. É hora de se inverter tal política.)
 
2. Juntar todas as forças políticas e empresariais do Concelho e criar um Grupo de Trabalho que permita avaliar e explorar as potencialidades do Concelho, para que novos postos de trabalho se criem e com isso se aumente a riqueza do Concelho, para que se reduza a sua dependência ao Orçamento do Estado e com isso possa ver reforçados os seus direitos ante outros do qual depende.
 
3. Renegociar o contrato que a Autarquia tem presentemente com a Águas do Centro. Porque julgo saber ser transversal a todas as candidaturas a necessidade urgente de se renegociar o contrato, que desta vez se faça um bom negócio para os interesses do Concelho. Já chega de asneiras que têm resultado em claros prejuízos para todos nós. 
 
4. Trabalhar com todos os eleitos do Executivo Municipal e Assembleia Municipal para que, numa política de verdade e salvaguarda dos interesses de nós todos, se encontrem as melhores soluções para os grandes problemas que nos esperam. E se as melhores soluções estiverem no caderno eleitoral dos outros, que se adoptem e sem que algum reivindique para si a "beleza do seu umbigo".
 
5. Que todos aqueles que agora são eleitos, façam os seus “trabalhos de casa” antes de irem para as reuniões com os seus colegas e não estejam apenas preocupados em levantar o braço e "arrecadar" as senhas de presença. Para fazerem isto, agradecemos que cedam o lugar a outros dispostos a fazer o que devem. (Será que nestes 4 anos não se encontrará alguém que fez parte da Assembleia Municipal e que a única voz que se lhe ouviu foi: “presente!” e face à chamada inicial da "praxe" efectuada pelo Presidente da Assembleia? Claro que houve!) 
  
6. Honrar e respeitar quem os elegeu: TODOS NÓS!
 
 
Porque a melhor forma de nos despedirmos de quem gostamos não é prolongarmos o “sofrimento” da partida, RESTA-ME DESEJAR A TODOS, os que ao longo destes anos vieram aqui ao “trêsbicas” ler o que a minha consciência numa dada altura me ditava, A MELHOR SORTE DO MUNDO.
 
Porque a Sorte só tem quem a procura, é isso mesmo que irei fazer a partir de agora, independentemente do Concelho do Sardoal e das suas gentes continuarem a residir num cantinho muito especial do meu coração.
 

ADEUS!
 

ATÉ SEMPRE!
 

(A Fonte das 3 Bicas - Ontem)


(Post Scriptum: Tinha-me comprometido publicar este artigo no próximo sábado, mas uma vez que ele teria de falar sempre desta candidatura autárquica, não vá o “diabo (CNE) tecê-las”, publico-o já hoje. Xau!!!)

Sem comentários: