domingo, 19 de abril de 2009

Vila Jardim (1)

Na passada semana, um grupo de amigos, reunidos em torno de uma mesa e degustando pedaços de leitão assado, decidiram a dada altura do repasto falar do vinho que era servido. Ultrapassada a curiosidade de alguns sobre a sua qualidade, eis que alguém pergunta: - Qual a razão da marca ser Vila Jardim?

Outro, profundo conhecedor da história da marca, intervém afirmando que tal advinha do facto do seu proprietário, natural do Concelho do Sardoal, pretender homenagear a sua terra Natal e nada melhor do que utilizar o nome pelo qual a Vila do Sardoal era, e é, por alguns conhecida.

Um dos presentes, pouco conhecedor da realidade da Vila perguntou, então, porque é que a Vila do Sardoal era assim tratada. Acto contínuo foi informado como os residentes da zona histórica da Vila tinham orgulho em embelezar de flores as suas ruas seculares, conferindo a todo aquele espaço características de um jardim muito peculiar que convidavam a uma visita turística. O tema terminou com o lamento de alguns pelo facto dessas ruas já não terem o brilho de outrora.

Nesse dia, à noite (6ª feira), pensei sobre o assunto e entendi efectuar uma visita ao sítio www.cm-sardoal.pt com a curiosidade de perceber como a Vila Jardim era ali tratada. Na página “Conhecer o Município” pode ler-se: “ O Sardoal possui um centro histórico que o envolve e cativa ao primeiro olhar, onde na primavera você poderá assistir a um verdadeiro espectáculo de beleza e cor, dado pelas flores que profusamente pendem dos muros e das varandas, legitimando o título de Vila Jardim que ostenta há várias décadas.”

Prestes de cumprir o primeiro terço da Estação da Primavera, logo, o convite que a Câmara Municipal de Sardoal nos faz, não poderia ser mais actual. Pegando nesse convite, convido-os, então, a visitarem o Centro Histórico da Vila de Sardoal ao mesmo tempo que vos proponho que respondam às perguntas que hoje aqui deixo:

- Será que o Centro Histórico da Vila de Sardoal, tal como hoje se apresenta, justifica que a Vila do Sardoal possa ser conhecida como Vila Jardim?

- Quais os elementos de beleza natural e arquitectónica que o Centro Histórico encerra que são capazes de promover um espectáculo de beleza e cor conforme alude o texto apresentado no sítio da Autarquia?

- Será que alguém, depois percorrer todas as ruas dos Centro Histórico da Vila do Sardoal (e não apenas aquelas onde o pavimento foi melhorado, para que as saliências do cascalho rolado não condicionassem os passos dos integrantes das procissões da Semana Santa) e de observar cuidadosamente as edificações e o “tal” espectáculo de cor que ladeiam as ruas, é capaz de afirmar que o epíteto de Sardoal Vila Jardim não poderia ser mais adequado? E sendo-o, porque é que não existe uma maior promoção turística? E não o sendo, será que a descrição mencionada no sítio da Autarquia Sardoalense não configura uma publicidade enganosa?

No próximo artigo continuarei com este tema.

(P.S. Sem querer pretender dispersar o pensamento sobre o tema que hoje inicio, julgo ser oportuno que aqui apresente algumas questões a quem de direito e que sintetizo no seguinte:

- Aquando da minha “busca” ao sítio da Câmara Municipal do Sardoal, para conhecer o que ali se encontrava registado sobre o facto da Vila do Sardoal poder também ser conhecida como Vila Jardim, que a curiosidade me impeliu para outro tema que anualmente é muito caro aos Sardoalenses e que é um motivo que traz à Vila não só muitos visitantes, mas também a própria imprensa nacional: As capelas enfeitadas com flores no tempo da Semana Santa. Quantos de nós não sentimos algum orgulho por vermos tais quadros feitos com pétalas de flores que revelam quadros lindíssimos serem apresentados nas notícias difundidas pelas cadeias de televisão nacional? Tal “orgulho” renovou-se na semana transacta. Por isso, pergunto:

- Porque é que o sítio da Câmara Municipal de Sardoal não possui informação sobre a matéria?

- Porque é que não se encontram disponíveis para consulta tais telas naturais, bem como as igrejas que os acolheram?

- Será que tal informação não poderia suscitar no visitante virtual um sério candidato a forte visitante real no próximo evento, com todas as vantagens económicas e culturais que daí poderiam advir para o próprio Município?

- Será que tal informação não seria mais relevante do que aquela que o próprio sítio apresenta e que trata o “Diário de uma viagem de Verão” realizada, por um grupo de estudantes e patrocinada pelo Município do Sardoal, em Julho do ano passado?

- Será que cultura do Município do Sardoal se deve resumir apenas e só ao edifício do Centro Cultural, conforme o próprio sítio da autarquia deixa transparecer?


Fico a aguardar pelas respostas)

Sem comentários: