sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vila Jardim (2)







Depois de muitas fotografias ter tirado pelas ruas do Centro Histórico da Vila do Sardoal, entendi publicar apenas estas cinco. Não pretendi que a objectiva focasse o pormenor, deixando a todos aqueles que aceitaram o meu repto, de visitarem o espaço que consagra o Sardoal como Vila Jardim, para serem eles a identificarem esses pormenores.

São esses pormenores que poderão responder à pergunta por mim formulada sobre se: "- o Centro Histórico da Vila do Sardoal, tal qual hoje se apresenta, poderá continuar a conceder à Vila de Sardoal o título de Vila Jardim?".

(Post Scriptum: Embora não goste muito de abordar mais do que um tema nestes meus artigos semanais, não posso deixar em claro uma breve abordagem a dois assuntos que julgo, de todo pertinentes: o sítio na internet da Câmara Municipal de Sardoal e o 25 de Abril.

- No meu artigo anterior (Vila Jardim 1) formulei uma série de questões que se prendiam com a ausência de informação, no sítio da internet da Câmara Municipal do Sardoal (www.cm-sardoal.pt), sobre a Semana Santa e sobre a Cultura do Sardoal. Esta semana, foi com agradável surpresa que tive a oportunidade de conhecer uma nova página ali "inaugurada" e que tem como título "Visita virtual ao Património Religioso do Sardoal". A página apresenta o interior de 7 igrejas e capelas da Vila do Sardoal.

Depois de "visitar" os 7 edifícios religiosos, julgo ser de inteira justiça que se diga: "Chapeau Senhor Presidente".

Pese o facto de ser longo o caminho que deverá ser percorrido até que o sítio funcione como uma verdadeira alavanca que possa potenciar o turismo dentro das fronteiras do Concelho do Sardoal, o passo agora dado é merecedor de todos os elogios. Poderia aqui descrever o que penso ainda faltar, mas não o faço. E não o faço porque entendo que existem momentos em que não se deve tirar o brilho a actos dignos de alguns elogios. Este é um deles. Neste particular está de parabéns o responsável máximo pelo portal, o Presidente da Câmara. Todavia aguardo com expectativa os próximos passos nesta área.

- Comemora-se ámanhã o 35º aniversário da revolução dos cravos. Tinha 19 anos quando um grupo de bem intencionados capitães decidiram retirar o poder a quem não o sabia exercer e entregá-lo a quem se mostrava capaz de o fazer. Passados que são 35 anos após o dia 25 de Abril de 1974, ainda existem perguntas sobre as quais não obtenho qualquer resposta:

1) Quais as diferenças e semelhanças entre o antes e o depois de 25 de Abril de 1974 e o "triunfo dos porcos" de George Orwell?

2) Em que raio de comboio o 25 de Abril entrou que ainda não chegou à estação da tal Grândola Vila Morena, a tal "terra da fraternidade e da igualdade?" Será que a albufeira do Alqueva já a submergiu ou um qualquer aeroporto internacional já a soterrou?

3) Porque é que a "revolução dos cravos" gerou a "lei das rosas", a qual determina que muitos sejam a agarrar as suas hastes, mesmo que cravem os espinhos nas suas próprias mãos, enquanto alguns, muito poucos, se deleitam com o aroma das suas pétalas?

4) Quando é que todos nós aprendemos a ter juízo?

Sem comentários: