sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vila Jardim (3)

Prossigo o meu caminho em busca da resposta à pergunta, por mim formulada, sobre se: “- O Centro Histórico da Vila de Sardoal, tal qual hoje se apresenta, ainda pode conferir o título de Vila Jardim à Vila, Sede do Concelho do Sardoal?”

Caminhando através das suas vielas e pisando um chão que me magoa os pés, dou por mim a pensar, como deveria fervilhar de vida aquele espaço na primeira metade do século XX. Se percebermos que a população residente no Sardoal durante aquele período era sensivelmente igual à actual e que só há algumas (poucas) dezenas de anos foram construídos os Bairro da Misericórdia, das Tapadas do Milheiriço, do Américo, da Torre e tantos outros, facilmente concluiremos que deveria ser rara a casa localizada no Centro Histórico que não tivesse vida no seu interior.

Se havia algumas casas abastadas, a predominância incidia sobre casas com espaços exíguos e portadores de deficiente salubridade. A rua era uma imensa sala de visitas comunitária e por isso não seria de estranhar que cada um, à sua maneira, quisesse “embelezar” a sua sala de visitas. Os canteiros localizados à entrada de cada casa, os topos dos muros, os peitoris das janelas, tudo servia para que cada um pudesse criar o seu próprio jardim.

Mas o dia chegou em que alguns, pelas mais variadas razões sentiram a necessidade de rumarem a outras paragens. Ou porque as condições de vida que algumas dessas habitações lhes concediam não se coadunavam com o estilo de vida que a evolução dos tempos havia moldado. Ou porque o Concelho não lhes garantia o seu próprio sustento económico. Ou porque… O que é certo, é que o fluxo resultante do abandono do Centro Histórico foi sendo sempre superior ao fluxo de admissão de novos residentes.

Resistindo aos ventos da mudança, os mais velhos, a quem o peso da idade já não recomenda aventuras, passaram a ser a “classe etária dominante”. Só que a lei da vida determinando que “tudo o que nasce, morre” e que “quem de novo não morre, de velho não escapa”, implicou que aos poucos a vida tem-se vindo a esvair do Centro Histórico da Vila do Sardoal.

Tem sido esse esvaziamento de vida que tem feito que, dos inúmeros “jardins” de outrora, sejam já poucos os que restam. A meu ver não são os poucos que ainda restam e as “memórias dos que já morreram” que permitem conferir à Vila do Sardoal o título de Vila Jardim. Sejamos pragmáticos, nada é eterno e a vida é feita de opções e mudanças: A Vila Jardim já não existe!

Aqui está um assunto que os nossos Autarcas poderão abordar. E porque não, já na próxima campanha eleitoral Autárquica, os candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Sardoal abordarem, sem tibiezas, este tema?

Em vez de se comprometerem com promessas estéreis e demagógicas (será que a ideia que um deles já manifestou ao afirmar na apresentação pública da sua candidatura, no passado dia 8 de Março, que caso merecesse a confiança da maioria dos Sardoalenses, seria celebrado de imediato um protocolo com a Câmara Municipal de Abrantes para que o Concelho do Sardoal passe a ser abastecido de água da Barragem de Castelo do Bode, através da ligação da rede do Sardoal à rede de Abrantes, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida dos Sardoalenses, não é uma promessa como muitas que conhecemos que só passem disso mesmo, de promessas apenas? Poderei estar errado ao efectuar tal conjectura, porventura o candidato já possui estudos técnicos e económicos que estão na génese da sua promessa. Caso tal suceda era importante que no seu sítio na Internet tais estudos possam ser publicados para que eu morda a minha própria língua e aqui peça desculpa por ter duvidado das suas intenções. Porém, caso constate que tais estudos não são publicados, dentro de dois ou três meses, estarei aqui para denunciar tal promessa eleitoral. Na defesa dos meus interesses, enquanto Sardoalense, denunciarei todas as promessas estéreis e demagógicas que venham a ser efectuadas por aqueles que irão ser escolhidos para governarem o destino do meu Concelho para o quadriénio 2009-20013. Quem quer que eles sejam!) os candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Sardoal, nas próximas eleições autárquicas deverão ser sérios e, acima de tudo, responsáveis. MEUS SENHORES NÃO HÁ DINHEIRO!!! Repito: NÃO HÁ DINHEIRO!!!

E se não há dinheiro, será possível reabilitarmos a VILA JARDIM? Eu penso que sim. Acompanhem-me nos meus pensamentos, no meu próximo artigo.

Sem comentários: