sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Eleições (2)

No passado dia 1 de Maio e sob o título “Vila Jardim (3)” escrevi:

“… Aqui está um assunto que os nossos Autarcas poderão abordar. E porque não, já na próxima campanha eleitoral Autárquica, os candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Sardoal abordarem, sem tibiezas, este tema?

Em vez de se comprometerem com promessas estéreis e demagógicas (será que a ideia que um deles já manifestou ao afirmar na apresentação pública da sua candidatura, no passado dia 8 de Março, que caso merecesse a confiança da maioria dos Sardoalenses, seria celebrado de imediato um protocolo com a Câmara Municipal de Abrantes para que o Concelho do Sardoal passe a ser abastecido de água da Barragem de Castelo do Bode, através da ligação da rede do Sardoal à rede de Abrantes, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida dos Sardoalenses, não é uma promessa como muitas que conhecemos que só passem disso mesmo, de promessas apenas? Poderei estar errado ao efectuar tal conjectura, porventura o candidato já possui estudos técnicos e económicos que estão na génese da sua promessa. Caso tal suceda era importante que no seu sítio na Internet tais estudos possam ser publicados para que eu morda a minha própria língua e aqui peça desculpa por ter duvidado das suas intenções. Porém, caso constate que tais estudos não são publicados, dentro de dois ou três meses, estarei aqui para denunciar tal promessa eleitoral. Na defesa dos meus interesses, enquanto Sardoalense, denunciarei todas as promessas estéreis e demagógicas que venham a ser efectuadas por aqueles que irão ser escolhidos para governarem o destino do meu Concelho para o quadriénio 2009-20013. Quem quer que eles sejam!) os candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Sardoal, nas próximas eleições autárquicas deverão ser sérios e, acima de tudo, responsáveis. MEUS SENHORES NÃO HÁ DINHEIRO!!! Repito: NÃO HÁ DINHEIRO!!!


Hoje, quando são passados mais de 4 meses, não vendo por parte da candidatura opositora ao governo autárquico instalado no Concelho do Sardoal, vai para 16 anos, qualquer explicação sobre os contornos financeiros e técnicos na qual assenta tal “promessa mágica”, que só por si poderia capitalizar a atenção e o voto dos Sardoalenses, sou obrigado a admitir que tinha razão ao afirmar que tal promessa não era séria e, por conseguinte, é um logro, um autêntico bluff.

Vamos por partes:

- O protocolo que o Município do Sardoal aceitou subscrever, durante o ano de 2006, com a empresa “Águas do Centro S.A.”, para que esta assumisse por um período de 30 anos a gestão dos sistemas em Alta do Sistema de Abastecimento de Água ao Concelho do Sardoal, bem como das Estações de Tratamento das Águas Residuais domésticas é Mau e lesa profundamente os interesses do Concelho. Não tendo havido as correcções dos erros que o mesmo encerrava, e que, enquanto Vereador, não me cansei de denunciar, quer durante as reuniões do Executivo Municipal, quer durante a reunião da Assembleia Municipal que aprovou a adesão do Município, existem fortes razões para afirmar que a implementação de tal protocolo lesará fortemente os interesses de todos nós. (A este propósito não me esqueço da forma leviana como os autarcas que envergavam as “cores” do governo instalado, aprovaram tal protocolo de olhos e ouvidos fechados, sem questionarem o que é que quer fosse, ao mesmo tempo que suportados no poder que ostentavam, usarem de sobranceria e desdém para todos aqueles que pudessem comprometer a proposta apresentada pelo seu líder. Não me esqueço da forma como fui tratado durante a reunião da Assembleia Municipal, em Julho de 2006. Primeiro foi o Presidente da Câmara a ameaçar que abandonaria a sala se o Vereador Fernando Morais falasse. Depois, sendo possível intervir enquanto simples munícipe e no período de intervenção do público e já aprovada a adesão, a forma como o Presidente da Assembleia Municipal geriu, de uma forma trocista, a minha própria intervenção. Não foi fácil suportar tais desmandos. Será que não era esse o meu dever?)

- Reafirmo o que desde sempre disse:

- Se os erros que o Contrato enferma (pagamentos de caudais anuais mínimos de águas e esgotos suportados numa população superior a 25% do que a actual e com uma percentagem de crescimento que contraria os resultados das últimas dezenas de anos; o protocolo deixa de fora as duas estações de tratamento de esgotos de Cabeça das Mós e ainda as estações de Tratamento de Panascos e Monte Cimeiro/Vale das Onegas; não existe qualquer ressalva no contrato que permita que durante o tempo das chuvas, por força da deficiente rede de esgotos doméstico, o Concelho não tenha de pagar à Concessionária milhares de metros cúbicos de água da chuva como se de simples esgotos domésticos se tratassem; uma cláusula contratual que confere à Concessionária o direito de cortar a água à população caso a autarquia Sardoalense se atrase nos pagamentos, ao mesmo tempo que caso falte água na Barragem da Lapa a Concessionária não tem qualquer dever em fornecer água alternativa à população; etc) forem eliminados, o Concelho do Sardoal, face às debilidades financeiras que possui, tem tudo a ganhar. Concorre para este pensamento o facto de haver uma necessidade premente para se investir no abastecimento de água e no saneamento básico e o Concelho não possuir os fundos financeiros necessários para tal.

A candidatura da Mudança diante deste cenário propõe que, caso seja eleita para governar o destino dos Sardoalenses para os próximos quatro anos irá “rasgar” (onde é que eu já ouvi tal palavra?) o Contrato com a Empresa Águas do Centro e irá firmar um Protocolo com a Câmara de Abrantes para que o Concelho do Sardoal seja abastecido por água do Castelo do Bode.

Lembrando o poema “If” de Rudyard Kipling:

Se… a Câmara do Sardoal não tem dinheiro, onde irá arranjá-lo para indemnizar a Concessionária? A propósito, alguém sabe qual poderá ser o valor de tal indemnização?

Se… a Autarquia Sardoalense, que é a mais interessada, não tem dinheiro e não tem forma de o arranjar e a Autarquia Abrantina que é a menos interessada não nada em dinheiro, onde se irão buscar os ovos para tão grandes omeletas? A propósito, alguém sabe qual poderá ser a verba necessária para trazer a água de Castelo do Bode até ao reservatório do Valongo? A não ser que a opção seja a aquisição de camiões cisterna quanto poderá custar uma conduta adutora para tal fim?

Se…
o Contrato que a Autarquia Sardoalense tem para com a Águas do Centro SA contempla ainda que esta última invista na construção de Reservatórios, Condutas Adutoras e Elevatórias, para além de Estações de Tratamento de Esgotos, onde é que a Autarquia Sardoalense vai ao dinheiro que tudo isso, que faz falta, irá custar?

Se… diante de tanta fragilidade financeira, caso a Autarquia Abrantina estivesse disponível para "dançar" com a Autarquia Sardoalense uma dança a dois, será que não se estaria a dar os primeiros passos para que a tal profecia, profusamente divulgada pelo responsável da candidatura da mudança, de que o Concelho do Sardoal em breve se poderá tornar uma Freguesia de Abrantes, se concretizasse já a curto prazo?

Se… Se… Se…

Se... alguém quer o voto do povo deverá ser mais subtil. Este tipo de promessas “tresandam a embuste”. Para aqui o meu voto não irá!

Quanto às eleições legislativas, continuo sem saber o que fazer do meu voto.

(Continuo para a semana!)

Sem comentários: