domingo, 9 de janeiro de 2011

Difícil de Entender

Por mais que possamos afirmar que já nada nos surpreende é raro o dia em que não nos deparamos com situações difíceis de entender.

Nesta semana, embora tenha sido muito incómodo o ruído produzido por algumas "máquinas de lavar roupa suja" (nem estando em causa o lugar de Presidente da República Portuguesa, as incomoda), tenho dificuldade em perceber como é que o Governo que teve força para nacionalizar um banco falido foi incapaz de travar uma negociata de milhões envolvendo antigos accionistas principais do mesmo banco.

“… O negócio remonta a Outubro do ano passado.
A actual administração do banco justifica que foi obrigada a comprar estas acções por um valor três vezes superior ao de mercado por causa de um antigo contrato celebrado entre Oliveira Costa e um accionista.
De acordo com o documento a que a TVI teve acesso, a Galilei, antiga SLN, comunicou aos accionistas uma proposta de venda de acções para que eles pudessem exercer o direito de preferência.
Numa das operações lê-se que o BPN é comprador de seis milhões e meio de títulos com o valor nominal de 1 euro.
Mas o preço acordado para o negócio é de 3,04 euros por acção, ou seja três vezes. Significa que o BPN pagou um total de 20 milhões de euros por este negócio.
Em comunicado o BPN explica que foi obrigado a comprar as acções em virtude de um contrato assinado entre Oliveira Costa e o accionista, um empresário de Braga e mais tarde prolongado por Miguel Cadilhe.
Este contrato prevê que o BPN seja forçado a recomprar as acções ao empresário.
O banco diz que tentou obter vários pareceres jurídicos mas não encontrou forma de contornar o acordo. O empresário de Braga tem agora uma acção em tribunal contra o BPN, a exigir que a instituição compre outro lote de acções.
Já depois de nacionalizado, o BPN comprou pelo menos seis milhões de acções da SLN, a sua antiga dona, num total de 20 milhões de euros.”
(in Agência Financeira 08/01/2011)

Difícil de entender? Ou talvez não?

As passadeiras vermelhas já foram colocadas na pista do aeroporto da Portela, da torre de controle já existe autorização para o FMI aterrar, só nos falta ir colher algumas pétalas de flores para lançarmos sobre o cortejo que atravessará Lisboa em direcção ao Ministério das Finanças e Banco de Portugal.

CARA OU COROA (?)

Da minha consulta aos Editais publicados no site da Câmara Municipal de Sardoal chamou-me a atenção a transcrição seguinte:

“--- O Senhor Presidente disse ter sido exigida a apresentação de um projecto, no INAG, de reabilitação da Barragem e a empresa que fez a Barragem assumiu de imediato a deficiência e os erros de construção e, eles próprios mandaram fazer o projecto de reabilitação na empresa Hidroprojecto, o qual foi analisado por equipas de engenheiros, tendo-se chegado à conclusão que embora o projecto pudesse ser executado, além de ser caro tinha o senão de nunca ter sido experimentado em Portugal, tendo os técnicos e engenheiros, chegado à conclusão que seria preferível encontrar outra solução e que, mesmo que a Barragem tivesse de ser esvaziada, seria preferível em termos de rapidez de execução e em termos de custos e é o que está a ser feito neste momento. Referiu ter estado em reunião com a Águas do Centro e o líder do consórcio que fez a Barragem, tendo-se agendado uma reunião para o mês de Outubro, com o INAG, para se saber da evolução, porque o primeiro processo que se tinha escolhido, não implicava o esvaziamento da Barragem mas contaminava a água que estava em depósito e por isso foi abandonado. Neste momento todos os intervenientes, Câmara Municipal, INAG e consórcio que fez a obra, estão em sintonia e aguardam que seja apresentado o projecto com a nova versão para que se possa, em Março/ Abril, que foi o timing dado, porquanto a obras têm de ser feitas já a sair do Inverno, fazer o projecto de reabilitação da Barragem.---
Interveio o Senhor deputado Manuel Paulo questionando sobre a data mencionada como prevista para inicio das obras de requalificação, ao que o Senhor Presidente da Câmara respondeu que se tudo correr como equacionado na reunião havida, tudo aponta para que seja em Março/ Abril do próximo ano, o início das obras. --- (Sessão ordinária da Assembleia Municipal do Sardoal realizada em 29 de Setembro de 2010 – acta 04/2010, página 9)


Porque já havia alguns meses que não visitava a Barragem da Lapa, diante desta notícia, voltei a visitá-la na passada 6ª feira, dia 7. Eram 11 horas da manhã quando tirei estas fotografias.













Olhando para aquele cenário custa imaginar vê-la vazia dentro de dois ou três meses!

Recordando…

As suas características: “… Trata-se de uma barragem de aterro, tendo o coroamento uma largura de 7m, desenvolvendo-se por uma extensão de 140 m à cota 174 m , sendo a altura total da barragem de 21 m. Os níveis, de pleno armazenamento é o correspondente à cota topográfica de 170 m, e o nível de máxima cheia é de 171,92 m, para um caudal de dimensionamento do carregador de cheias de 192 m3/s…”

E recordando…

A edição de 12-12-2002 do Semanário Mirante “ … inaugurada no passado sábado (7 de Dezembro de 2002) a Barragem da Lapa já abastece o Sardoal … Treze anos depois do início do projecto, a Barragem da Lapa, no Sardoal, entrou em funcionamento. O equipamento, que visa abastecer de água a população do concelho, foi inaugurado sábado pelo ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (Isaltino de Morais). Apesar do enorme atraso na execução da obra, o presidente da autarquia, Fernando Moleirinho, considerou que se concretizou “um grande objectivo estratégico…”.

...e recordando, ainda...

“… Que no que concerne à Barragem da Lapa, a obra (ainda) não está entregue, pese todas as reuniões que a Câmara Municipal do Sardoal que vem fazendo com a empresa Construtora do Lena…” (declarações do Vice-presidente da Câmara em reunião da Assembleia Municipal em 30 de Junho de 2010, constantes na página 5 da respectiva acta)

... Convenhamos que é difícil de entender!

Cara ou coroa?

Sem comentários: