domingo, 30 de janeiro de 2011

Previsibilidade

Começa a não ter “piada” vivermos numa sociedade onde não existem novidades e os acontecimentos, antes de acontecerem, já se conhecem. É tudo tão previsível que chega a “aborrecer”. Esta semana foram vários os casos que dão força a este pensamento.

Sobre a eleição do Presidente da República o vencedor há muito estava encontrado. Surpreendente para mim foi um locutor da Rádio Argel ter tido mais votos que alguém que dedicou a sua vida a causas humanitárias. Até os resultados obtidos por um Madeirense “brincalhão” e “bem disposto” não foram novidade. (Em 2 de Janeiro, escrevi aqui no "Três Bicas": "... Ao nível a que a política nacional chegou, o candidato José Manuel Coelho “arrisca-se” a experimentar o “sucesso” do palhaço Tiririca no Brasil (“Vota no Tiririca, porque pior não fica!”). Se ele nos conseguir “animar” da forma como tem animado algumas sessões no Parlamento Regional da Madeira e passar a imagem de vítima do sistema (foi o único candidato que não teve direito a debate televisivo), “arrisca-se” a ter uma votação superior àquela que neste momento ele projecta...")

Ainda sobre as eleições Presidenciais e as histórias em torno do Cartão do Cidadão, alguém tinha dúvidas que a única cabeça que não rolaria seria a do Ministro da Administração Interna? Nem com exemplos do passado (Jorge Coelho após a queda da ponte em Castelo de Paiva) esta gente consegue “descolar”. Vamos ver até quando o governo se consegue manter com os actuais Ministros (incluindo o P.M.)! A crise não passou com a reeleição do Presidente Cavaco Silva. O FMI está à espreita e ou ele entra ou novos PEC´s, mais duros, nascerão. Fazem-se apostas?

Sobre os novos acontecimentos em torno do processo da Casa Pia, não são mais que o confirmar da minha tese (que é comum ao pensamento da maioria dos portugueses) que no fim não haverá culpados, apenas inocentes. E a inocência resultará da conclusão de que ou as violações nunca aconteceram ou a terem acontecido foram apenas “violações inocentes”.

Se a tudo isto juntarmos: a denúncia de novas falcatruas envolvendo dinheiros públicos; o flagelo do desemprego (…o número de desempregados sem subsídio continua a aumentar e, em Dezembro, atingiu novamente um valor recorde. No final do ano passado, havia 246.622 pessoas sem emprego e sem direito a esta prestação, representando quase metade do total de desempregados inscritos nos centros de emprego (45,5%)… “in Jornal de Economia de 28/01/2011”); o conhecimento dos salários milionários de gestores de empresas públicas que apresentam prejuízos anuais de muitos milhões de euros e a assistência diária da fuga à responsabilidade, julgo que são exemplos suficientes que suportam a tese da previsibilidade.

E se este povo tido de brandos costumes decidir um dia “furar” a previsibilidade dos nossos governantes?

A história encarregou-se de nos misturar no corpo sangue das mais diferentes origens. De entre as mais variadas fontes, corre-nos nas veias sangue mouro. A paciência já se “esgotou” na Tunísia. Depois “denunciou-se” no Iémen… De momento “revela-se”no Egipto... Quem se segue?

Por muito que alguns queiram fazer crer que tudo está na mesma, o que é certo é que os tempos mudaram. A informação já não circula ao ritmo de sinais de fumo ou em código morse.

Quando a terra está seca e o mato abunda, basta uma pequenina chama para que o manto verde da floresta se transforme numa pira gigantesca. Quem acende um fósforo?

Cara ou Coroa (?)

Esta semana a comunicação social escrita deu destaque positivo a um Concelho que para além de ser vizinho do meu é uma espécie de Concelho irmão por apresentarem uma matriz territorial e social muito similar.

Quando a percentagem de desempregados no País já atinge a marca dos 11%, o Jornal Expresso deste fim-de-semana dava conta que Mação era o 4º Concelho do País com menos desempregados (3,5%). Quando a percentagem no Concelho do Sardoal, se situa entre os 10% e 14,9%, é de perguntarmos: - Qual é o “segredo” para tão grande sucesso? CARA!!!

Uma outra notícia sobre a Autarquia de Mação foi destacada pelo Semanário Mirante desta semana que, com a devida vénia transcrevo:

“A Câmara Municipal de Mação entregou oito novas bolsas de estudo a jovens estudantes do concelho que ingressaram este ano lectivo no ensino superior. Estas bolsas juntam-se às 12 renovações de outros alunos que já se encontram na universidade, totalizando 20 os bolseiros do município. Por não se terem renovado três bolsas, a autarquia atribuiu excepcionalmente mais três novos apoios este ano. Cada aluno recebe, mensalmente, 150 euros durante nove meses do período lectivo. São 1350 euros anuais por cada aluno, num investimento total de 27 mil euros anuais pela autarquia. A Câmara de Mação atribuiu ainda os prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (250 euros), bem como do Secundário (500 euros). Foi também entregue o Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos (500 euros) às duas alunas que obtiveram a melhor classificação de acesso ao ensino superior no ano lectivo anterior”

Comentários? Apenas um: Parabéns Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mação, Dr. José Manuel Saldanha Rocha!

Quem foi professor percebe, melhor do que ninguém, o que é que estas bolsas e prémios académicos representam, e representarão, na vida desses jovens estudantes, para quem as dificuldades financeiras da família são barreiras difíceis de transpor. É um investimento com retorno assegurado. Para além do valor financeiro em si, estas bolsas são capazes de gerar uma espécie de “cimento” que ligará o Concelho a esses jovens, impossível de quebrar.

Quantos dos beneficiados, após concluírem os seus estudos universitários, não farão tudo para viver no Concelho onde nasceram e que tanto os ajudou? CARA!!!

Sem comentários: