terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cambridge -2 - A responsabilidade dos eleitos

Hoje, e antes de prosseguir viagem pelas longínquas paragens Canadianas convido-os a responderem a três perguntas:

1ª Pergunta: Quando somos convidados a participar nas eleições para a Assembleia da República alguma vez nos preocupamos sobre quem é que o nosso voto poderá, na prática, eleger, ou restringimos a nossa vontade a um partido e ao seu líder?

2ª Pergunta: Porque os Deputados da Assembleia da República são eleitos por votos apurados ao nível de cada Distrito, situações há que, por “interesses do Partido”, se elegem deputados sem que estes alguma vez tenham tido o mais remoto conhecimento da realidade desse Distrito, a não ser durante as viagens relâmpagos da sua Campanha. Qual é a percentagem de Portugueses que conhece os nomes dos Deputados eleitos pelo seu Distrito e se lembra do que prometeram para serem eleitos?

3ª Pergunta: Após as eleições que tipo de “relações” temos nós com os nossos eleitos?

Tendo presentes as notícias vindas a público sobre a ausência do plenário da Assembleia da República de um significativo número de Deputados, no passado dia 5 de Dezembro, entendi escrever alguma coisa sobre os eleitos no Canadá.

2008 - Eleições Federais do Canada

(No último semestre de 2008, foi enviado um questionário a todos os candidatos que se apresentavam ao eleitorado na Região de Waterloo, para as eleições de Deputados Federais do Canadá. Esse questionário era composto por 7 questões. A Região de Waterloo é constituída pelos Municípios de Cambridge, Kitchner e Waterloo que juntos perfazem uma população de 507.000 habitantes. Assim, os candidatos a Deputados Federais, eram convidados a responder ao questionário, individualmente Município a Município, não podendo utilizar mais de 200 palavras em cada resposta. Concluídos os questionários, as suas respostas deveriam ser enviadas até ao dia 3 de Outubro. Os candidatos eram ainda avisados que caso alguma resposta registasse mais de 200 palavras, para além desse número as restantes palavras seriam eliminadas e não disponibilizados aos eleitores através da Internet. Vamos ao questionário!)

Nome do Candidato:

Partido Político do Candidato:

1. Quais são as vossas preocupações (sua e do seu Partido) sobre os Municípios – desde as pequenas comunidades rurais até aos grandes centros urbanos – enquanto parceiros nos assuntos federais (nacionais) que possam ter um impacto directo nos governos locais e nos seus cidadãos?

2. Da sua parte e do seu partido, existe algum compromisso em dotar os Municípios de receitas adicionais, sustentáveis e fundos estruturais que promovam o crescimento da economia? Caso haja tal vontade, qual a dimensão dessas receitas e fundos e quando é que as mesmas terão lugar?

3. Da sua parte e do seu partido, que compromissos pretendeis efectuar no que respeita à criação de uma Rede Viária Nacional e que possam dotar os Municípios de receitas suficientes para participar na construção e ampliação dessa Rede? Caso apresenteis tais intenções, qual o papel dos Municípios na participação dessa estratégia e que fundos adicionais serão disponibilizados para que os Municípios possam participar activamente na sua eficácia?

4. Da sua parte e do seu partido que compromissos pretendeis estabelecer com os Municípios na criação de uma Estratégia Nacional de Habitação, concedendo fundos sustentáveis e previsíveis aos Municípios para a sua concretização – incluindo a renovação de fundos para todos os programas habitacionais antes de Março de 2009? Caso haja tais intenções, qual a participação específica do Município na criação de tal estratégia?

5. Da sua parte e do seu partido que compromissos pretendeis estabelecer com os Municípios e que se prendem com as mudanças climatéricas do país e com a necessidade de serem cumpridas os objectivos ambientais da despoluição atmosférica?

6. Da sua parte e do seu partido que compromissos pretendeis estabelecer com os Município que visem o reforço e melhoria das infraestruturas infanto-juvenil por todo o País?

7. Como a nossa economia está em permanente transformação, que medidas concretas, quer vós quer o seu partido, pretendeis implementar e que permitam contribuir para o fortalecimento da economia na nossa região?


Como comentário a este questionário gostaria de vos dizer que já li algumas respostas apresentadas pelos então candidatos e que não houve qualquer complacência para todas as respostas que apresentavam mais de 200 palavras. Positivamente foram eliminadas. O que é engraçado nesta tomada de posição é que as respostas se tornam incongruentes e sem sentido. Se calhar por parte do autor essa era a sua intenção. Particularmente não votaria nessa pessoa.

Com este artigo, para além de pretender mostrar uma outra realidade social, inequivocamente mais avançada que a nossa no que respeita às responsabilidades dos eleitos diante dos eleitores, pretendo também questionar-me para quando a intenção dos nossos deputados serem eleitos por círculos uninominais e, após a sua eleição, estarem disponíveis para receberem os seus eleitores. Uns dirão que tudo isto é ficção porque existem demasiados interesses instalados impossíveis de contrariar. Até um dia! (direi eu).

Se dúvidas existissem quanto à proximidade desse dia, o sentimento de revolta que todos vamos tendo, diante das revelações que os “media” vão fazendo diariamente sobre a promiscuidade entre alguns políticos e alguns “negócios nada claros”, profetizam a chegada para breve desse dia.

Isolados nada valemos. Todos juntos nada nos impede. O que nos falta? Coragem.

Por isso, HAJA CORAGEM!

Sem comentários: