terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cambridge 5 - As Análises da Água

Tal como a legislação Portuguesa obriga os distribuidores de água de abastecimento público a publicitarem os resultados das análises de águas efectuadas ao sistema de distribuição, determina também a legislação da Província do Ontário no Canadá que tais análises devam ser conhecidas do público consumidor.

Analisando a publicidade que é feita, por exemplo, pelo Município do Sardoal (Portugal) e pelo Município de Cambridge (Canadá), desde logo é possível observar algumas diferenças.

Passo a descrever algumas delas:

- O Município do Sardoal publicita os resultados trimestralmente, ao passo que o Município de Cambridge o faz anualmente.

- As análises efectuadas pelo Município do Sardoal avaliam muitos mais parâmetros químicos do que as análises realizadas pelo Município de Cambridge.

- A publicidade dos resultados das análises às águas de distribuição é muito mais rigorosa em Cambridge do que no Sardoal.

Exemplo 1: Tomando como referência o edital 39/2008 podemos constatar que das 24 análises efectuadas ao sistema, durante o 3º trimestre de 2008, para determinar a presença de Bactérias Coliformes, 3 delas apresentaram resultados que não cumpriam com a legislação ao apresentarem valores superiores a 100 unidades, quando o máximo é zero. No mesmo Edital é possível verificar-se que nas restantes análises realizadas ainda existem 6 parâmetros avaliados que, parcialmente, apresentam valores que não cumprem a Legislação Portuguesa. Tomando apenas como referência as causas e medidas correctivas relativas às 3 análises que detectaram a presença de Bactérias Coliformes pode ler-se no mesmo Edital: “Concentração de desinfectante residual insuficiente, tendo-se procedido à sua correcção. Contaminação devido a falta de manutenção e/ou limpeza da rede predial, não se procedeu a qualquer medida correctiva.”

Exemplo 2: Tomando como referência o último relatório publicado, em Março deste ano, pelo Município de Cambridge e que se reporta às análises da água realizadas durante o ano de 2007, podemos ver que das 1199 análises efectuadas para determinação da presença de Bactérias Coliformes, uma delas não cumpriu com o regulamento. E no mesmo relatório pode ler-se que a colheita da água analisada que não cumpria com o Regulamento havia tido lugar no dia 30 de Outubro de 2007, que o Laboratório que fez a análise da água informou o Município da inconformidade da análise no dia 31 de Outubro de 2007 e que as acções correctivas promovidas pelo Município foram as seguintes: descarga de toda a água presente no sistema de distribuição onde a colheita havia sido feita + desinfecção do sistema + repetição das análises quer a montante do sistema quer em terminais de saída da água (torneiras dos utilizadores).

São várias as informações que o Relatório publicitado pelo Município de Cambridge e relativo à qualidade da água domiciliária distribuída durante o ano de 2007, desde a quantidade mensal exacta em metros cúbicos até aos Regulamentos adoptados. De entre os vários regulamentos publicados existe um que me chamou à atenção e que passo a transcrever:

Regulamento 128/04 da Província do Ontário: Certificação dos Operadores de Distribuição de Água Domiciliária e Analistas da Qualidade da Água.

O Programa de Certificação de Operadores de distribuição de Água iniciou-se em 1987 enquanto Programa não obrigatório. Em 14 de Maio de 2004 foi publicado o Regulamento 128/04 que veio determinar os requisitos mínimos que os Operadores afectos á Distribuição de Água deveriam possuir para que pudessem ser certificados e com isso poderem desempenhar as suas funções. O Regulamento estabelece ainda os conteúdos dos cursos contínuos que tais operadores deverão ser sujeitos. De entre tais conteúdos deverão figurar os diferentes tipos de licenças, renovações e transferências; Responsabilidades que lhes estão afectas; elaboração de relatórios; para além de manuais de operacionalidade e manutenção de todo o sistema.

Como nota especial, este regulamento estipula que os novos Operadores devem completar um curso especializado de 16 meses, para que possam obter o Certificado de OIT (Treino de Operador). A partir de 1 de Agosto de 2005, estes Candidatos a Operadores devem completar um estudo individual de um manual, durante 40 horas, findos os quais deverão ser sujeitos a um exame escrito. Concluído com sucesso o exame, os candidatos a Operadores deverão frequentar um curso no Ridgetown College, durante 5 dias. Uma vez que todos estes passos tenham sido atingidos é emitida uma licença de Operador que terá uma validade de 3 anos, durante os quais os novos operadores tenham a possibilidade de reunir os requisitos necessários para obterem a Licença de Nível Um.


Comentário: Alguém me diz o que é necessário para se ser Operador de Sistemas de Abastecimento de Água Domiciliária em Portugal?


(No próximo artigo: Cambridge 6 – O Voluntariado.)

BOAS FESTAS – Que todos vós consigais receber em 2009 tudo aquilo que sonhais.

Sem comentários: