segunda-feira, 6 de junho de 2011

Finalmente!!!

No artigo anterior escrevi a dada altura:

“…Para que o sonho que revelei no meu último artigo se concretize, é imperativo que José Sócrates tenha uma derrota humilhante (menos de 30%?) em contraponto à vitória retumbante do seu adversário directo (mais de 38%?). Só assim, o Partido Socialista poderá arranjar argumentos para “dispensar” tal figura, de uma vez para sempre e surgir de novo, aos olhos dos portugueses enquanto aquele Partido em quem se possa voltar a confiar com outros rostos dirigentes que não os actuais…”

Resultados práticos das Eleições Legislativas de ontem:

- PSD = 38,6%
- PS = 28,0%
- Para não ser dispensado, José Sócrates já se auto-dispensou do PS.


Há alguns meses, escrevia aqui no Três Bicas, que em Portugal, as coisas são tão previsíveis que qualquer um pode prever o futuro. Uma vez mais a surpresa não me apanhou desprevenido.

A força de qualquer partido jaz nas pessoas que se acoitam à sua sombra. Com o avanço da tecnologia, a informação sobre quem são e o que fazem essas pessoas estão à distância de um clique num qualquer computador perto de nós.
E esse clique serve não só para conhecer essa informação, mas também para a divulgar. Ao longo destas últimas semanas não foi só o “três bicas” a prever a hecatombe de José Sócrates (e do partido que o apoiava) e tudo fazer para que essa hecatombe acontecesse, mas foram milhares de portugueses que usaram a Internet para o manifestarem. Isto leva-me a formular uma questão muito simples: Hoje em dia, e numa campanha eleitoral, o que é que tem mais força: a Internet ou os Comícios Partidários?

Independentemente de me sentir satisfeito pelos resultados práticos da Eleição de ontem, não me iludo quanto às dificuldades que nos esperam os próximos 3 anos. Virão aí dias muito, muito difíceis. Agora… TODOS AO TRABALHO!

Sem comentários: