sábado, 18 de junho de 2011

Habemus Governo!

Já temos novo Governo. VAMOS AO TRABALHO!

Sobre os Ministros de Passos Coelho existem os mais diversos comentários: uns a favor, outros contra. Quanto à apreciação que possamos ter sobre eles, o mais importante, é que eles consigam levar consigo, para os Ministérios que irão dirigir, a vontade de servirem o País e nunca, mas mesmos nunca, eles próprios ou grupos de interesses instalados.

Que as suas condutas e comportamentos sejam exemplos para todos nós quer na defesa intransigente dos interesses de Portugal e dos Portugueses (de todos), quer na defesa pela verdade e pela justiça. Que a responsabilidade que carregarão consigo os torne imunes a todo o tipo pressões, chantagens e afins por parte daqueles para quem a partilha de sacrifícios não faz (nem nunca fez) parte do seu modo de vida feita de ócios e de sacrifícios alheios. Precisamos de um novo paradigma de vida. Que eles sejam capazes de nos tirar dos mares revoltos em que vivemos e possamos chegar rapidamente a um porto de abrigo.
Pese o rumo que o meu futuro enquanto simples cidadão possa tomar, eu devo de acreditar neste governo, por isso… EU ACREDITO!

Independentemente de tudo o que tem sido dito e escrito sobre o que poderemos esperar nos próximos tempos, parece que todos nós continuamos a viver numa espécie de limbo como se tudo isso não passasse de pesadelos vividos de olhos fechados e com a cabeça deitada numa almofada. As dificuldades serão reais e não poderão ser evitadas. Nas nossas mãos apenas reside a possibilidade de minimizarmos os seus efeitos.

Há muito que chegámos a um beco sem saída e assim, para prosseguirmos o nosso caminho, apenas nos resta voltar para trás e encontrarmos outra estrada. Será penosa a marcha, mas será que existe alternativa?

A propósito de um “jogo” que diariamente somos “convidados” a assistir e que envolve o ladrão, o polícia e o juiz que julga o ladrão, apetece-me contar uma história verídica.

Já algum tempo, aqui no Três Bicas, invoquei alguém que já não está entre nós, que há muito “partiu” e por quem eu nutria uma forte amizade: o meu amigo Balira.

O Balira, para além de ser o motorista da carrinha que levava os filhos dos funcionários da Lusalite do Dondo para as Escolas da Beira, era um pai extremoso com sete filhos e… meu amigo. Foi ele a primeira pessoa que me confiou um volante de um carro (carrinha Mercedes de 10-12 lugares), era ele que contrariamente às instruções superiores não recusava dar boleia aos meus amigos, era para ele a minha sandes (autêntico “casqueiro”) que a minha mãe diariamente me arranjava para comer no Liceu Pêro de Anaia (preferia as sandes mistas da cantina do Liceu que o Zacarias me arranjava e pelas quais pagava 3$00). Após a Independência de Moçambique, quando o Balira assumiu um cargo político na comunidade, foram muitas as vezes que lhe escrevi os seus discursos. Um dia (1977-78?), na estrada entre o Dondo e a Beira, um brutal acidente tirou-lhe a vida.


Conforme se pode perceber, numa sociedade pobre, a “partida” daquele que punha o pão em cima da mesa, criou numa família numerosa e pobre roturas difíceis de imaginar. Um dia, um dos filhos do Balira foi “tentado” pelo bem alheio e… roubou. Roubou uma vez… roubou uma segunda vez… foi apanhado pela justiça… roubou uma terceira vez…

Um dia a paciência da comunidade esgotou-se e decidiram substituir a justiça institucionalizada e deram-lhe uma sova tão grande que o incapacitaram para o resto da vida destruindo-se os músculos dos braços. Hoje é um mendigo que apenas vive da solidariedade dos outros. O que os meus amigos hoje me contam sobre o que é a vida deste homem arrepia o mais insensível.


Alguém poderá dizer que esta história seria impossível de acontecer em Portugal… blá... blá… blá… Será?

Se me é lícito fazer um pedido a este novo governo que agora irá iniciar funções, gostaria que o mesmo possa ser capaz de garantir os meus direitos exigindo-me responsabilidades no cumprimento dos meus deveres. Se TODOS formos capazes de perceber a dimensão dos nossos deveres e dos nossos direitos então o caminho que teremos pela frente será mais curto do que aquele que de momento se perspectiva.


Cara ou Coroa

Ao que tudo o indica, a Autarquia Sardoalense presta-se para receber e colocar ao seu serviço o tal autocarro XPTO da Volvo, depois de, após alguns meses de incertezas, o seu financiamento ter ficado, finalmente, assegurado.

Na comunidade Sardoalense correm as mais diversas opiniões quanto ao investimento que a Câmara, agora, se propôs realizar. Uns são a favor do negócio, outros são contra. Quem tem razão?

Se olharmos para os números que as Prestações de Contas de 2008, 2009 e 2010 deixam perceber, durante aqueles 3 anos, a Câmara Municipal de Sardoal, por não ter um autocarro com condições para transportar os alunos nos seus circuitos casa-escola-casa foi obrigado a recorrer a serviços externos para que tais transportes pudessem ser realizados. Por tais serviços prestados, durante os 3 anos atrás apontados, a Autarquia Sardoalense pagou o equivalente ao custo do autocarro agora negociado ao mesmo tempo que as suas dificuldades de tesouraria tivessem feito com que, no dia 31 de Dezembro de 2010, ainda houvesse pendente por liquidar, à empresa responsável pela realização de tais serviços, uma dívida com um valor equivalente ao custo de outro autocarro (193.000 €). Diante deste cenário, não me custa dar razão à opção tomada para a aquisição de tal viatura. CARA!

Todavia, existe um aspecto que se deverá ter em consideração e que tem a ver com a oportunidade temporal deste negócio. Será que o mesmo é oportuno?

Quando as moedas escasseiam, a manta encolhe. Será que a manta, que já não é capaz de cobrir tão grande corpo com frio não se tornará ainda mais curta e, consequentemente, ver agravados os efeitos do frio?

Se ao longo deste tempo foi possível, de vez em quando, deslocar a manta que cobria os encargos com a realização destes serviços e com isso gerir uma dívida que anualmente ia crescendo (só em 2010, o seu valor, foi equivalente a metade de um autocarro), o novo caminho, agora escolhido, não permitirá que tal espaço financeiro fique destapado. Logo, uma vez que todos os sinais apontam para que, muito em breve, a manta ainda seja mais curta (as transferências da administração central irão reduzir-se e não existem outras receitas que as possam equilibrar) não é difícil perceber que a oportunidade do negócio talvez não tenha sido a melhor. COROA!

Sem comentários: