domingo, 1 de novembro de 2009

Esperança no Futuro

Na passada sexta feira, aqueles que acabámos de eleger para cuidarem do nosso Concelho para os próximos quatro anos, prestaram os juramentos da praxe. E porque é da praxe que o início das funções só tem eficácia legal após tal compromisso em que os eleitos juram pela sua honra que cumprirão com lealdade e isenção as funções que lhes são confiadas, logo, os novos eleitos, já estão em funções. Parabéns a todos e façam o favor de nos governarem o melhor que puderem e souberem!

As funções não serão as mesmas para todos: uns compete-lhes governar, enquanto outros compete-lhes fiscalizar os actos de quem governa e com eles colaborar.

Quero e devo acreditar que os eleitos, quer sejam debutantes ou reeleitos estão imbuídos de um espírito de missão comum que tem como finalidade primeira servirem o Concelho do Sardoal e todos nós, Sardoalenses.

Poderá, à primeira vista, parecer que a actividade política para o próximo mandato de quatros anos tenderá a repetir-se no que foi o que agora terminou. Penso sinceramente que não. A entrada em cena de novos protagonistas quer no Executivo Municipal (Miguel Borges do lado do Governo e Fernando Vasco do lado da oposição) e Assembleia Municipal (quer na bancada do PSD, quer na bancada do PS) são a garantia do meu pensamento. A experiência e a irreverência da maioria dos eleitos faz-me acreditar que estão conscientes que o Concelho que irão servir, não apresenta grande margem de manobras para experiências e querelas políticas estéreis. Por isso, quero e devo acreditar que existem condições para que os próximos tempos, para todos nós, possam ser melhores que os anteriores. Ao trabalho!

Quanto a mim e a outros que gostamos de opinar, resta-nos ser comedidos nas nossas apreciações, deixando todo o espaço àqueles que agora nos governam. O facto de devermos ser comedidos não deverá significar que lhes possamos estender um tapete vermelho para que possam fazer tudo aquilo que lhes der na real gana. Pela minha parte estou disponível para a cedência de todo o espaço que necessitem, mas totalmente indisponível para me calar caso sinta que os interesses do Concelho possam ser comprometidos.

AO TRABALHO e BOA SORTE A TODOS!

Post Script Um: São dois os assuntos que gostaria ainda de abordar no meu texto de hoje, embora tenham algo em comum: a blogosfera.

Em primeiro lugar e sem desprimor para todos aqueles que já “existem” e que conhecemos os seus autores, entendo dever destacar o nascimento de um novo blogue da autoria do Luís Manuel Gonçalves. No passado dia 12 de Outubro nasceu o “Sardoal com Memória”. Só nos últimos dias tive conhecimento do seu “nascimento” e pelo que pude ler de uma forma geral gostei. Ali está alguém que, tendo todo o tempo do mundo que a aposentação lhe garante, vai “atirando” para a blogosfera a história do nosso Concelho. Bem-haja por isso e continue!
(Nota: Aqui está o exemplo daquilo que escrevi nos meus dois últimos artigos quando “atirei”, com tudo o que me veio “à mão”, àqueles que gostam de se acoitar atrás do escudo do anonimato. A nossa sociedade passa bem sem a presença desses cobardes. Quando referi, que todos nós sem excepção, nos devemos pautar por condutas que coloquem o respeito pelos outros e por nós próprios no centro da nossa participação cívica, dei como exemplo o facto de eu próprio emitir os meus pensamentos no respeito pelos outros e por mim, menosprezando os juízos que outros possam fazer sobre eles. A este propósito, li com muita curiosidade o artigo que escreveu no passado dia 26 de Outubro subordinado ao título “Se eu fosse Presidente da Assembleia Municipal”. Mesmo sabendo que o artigo poderia criar os mais diversos sentimentos, desde a surpresa até à desconfiança, pelo facto de ter sido nos últimos 15 anos, Vice-presidente de uma Câmara Municipal que nem um dos nove pontos que enumera foi capaz de implementar, mesmo assim, assumiu e subscreveu publicamente o seu pensamento. Este é o comportamento social que pretendo para a sociedade onde me insiro. Há quem aprove, há quem reprove. Relativamente ao artigo em presença, eu aprovo, embora sinta que falta ainda um artigo. Seria o décimo: “Teria de me lembrar permanentemente que não poderia ser Frei Tomás!”.

O meu segundo pensamento trata os blogues políticos do PS e do PSD do Sardoal. São várias as perguntas que os mesmos me suscitam:

1º Porque é que o blogue do PS tem permanecido estático desde o dia 26 de Agosto, com o artigo “O Caminho da Mudança”? É para acabar?

2º Porque é que o blogue do PSD tem permanecido estático desde o dia 8 de Outubro, com o artigo “Comunicado à população do Sardoal”? É para acabar?

3º Porque é que até hoje, ainda não vi em qualquer deles um simples agradecimento público aos Sardoalenses pelo apoio que lhes concederam nas urnas? Será que passadas já 3 semanas não vai tardando tal agradecimento? Ou será que é entendido que não deverá haver lugar a agradecimentos de espécie alguma? Cuidado! Já vai sendo tempo dos políticos deixarem de menosprezar a força da blogosfera!

4º Do meu ponto de vista os blogues do PS Sardoal e PSD Sardoal deverão manter-se e apresentar uma vitalidade que suscite os internautas Sardoalenses a visitá-los, no mínimo, uma vez por semana. Ambos fazem falta e deverá haver certamente muitos militantes dispostos a “alimentá-los”. Tanto alimento existe disponível! Haja visão dos responsáveis políticos locais.

Sem comentários: