segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Caro Dr. Fernando Vasco

No passado dia 23 de Outubro tive a oportunidade de ler o artigo que publicou no seu blogue (www.sardoalps.blogspot.com) sob o título “Sardoal no quadro de honra dos Municípios Devedores do Distrito de Santarém”.

Sendo este o seu primeiro artigo, após ter sido escolhido, pelos militantes do PS de Sardoal, para candidato do PS do Sardoal à Presidência da Câmara Municipal de Sardoal, nas próximas eleições Autárquicas, a realizar no próximo ano, naturalmente, enquanto alguém que reside e trabalha no Sardoal, não poderia deixar de merecer a minha especial atenção.

A razão é simples: Caso Vossa Excelência seja eleito, enquanto Sardoalense, eu estarei sempre dependente do seu sucesso ou insucesso. Por isso, tudo o que eu puder contribuir para o seu sucesso, creia-me disponível para o fazer.

Assim, aqui vai a minha primeira prestação.

Do seu artigo que acima faço referência, e do seu todo, retenho apenas os três primeiros parágrafos que a seguir transcrevo:

“ O Município do Sardoal encontra-se em 2º lugar de entre os Municípios Ribatejanos que mais tempo médio demora a pagar aos seus Fornecedores.

Segundo dados disponíveis, on line, pela Direcção Geral da Administração Local o município do Sardoal aumentou de 286 para 307 o tempo médio de pagamento aos seus fornecedores. http://www.dgaa.pt/default.asp?s=12448

No 1º Lugar do Ranking Ribatejano encontra-se Santarém com 425 dias.”


Diante desta informação a minha curiosidade impeliu-me a certificar tais números. E o que vi?

Vi uma extensa “lista negra” na qual figuram os Municípios Portugueses que apresentaram uma dívida a fornecedores superior a 90 dias, no primeiro semestre deste ano de 2008.

A lista é liderada pelo Município de Aveiro que passou de um prazo médio de pagamento de 549 dias para 1.980 dias.

Em 10º lugar, aparece o Município do Cartaxo que passou de um prazo médio de pagamento de 358 para 529 dias.

Em 12º lugar, aparece o Município de Lisboa que passou de um prazo médio de pagamento de 352 para 519 dias.

Em 19º lugar, aparece o Município de Santarém que passou de um prazo médio de pagamento de 364 para 425 dias.

E, em 36º lugar, aparece (infelizmente) o Município do Sardoal que passou de um prazo médio de pagamento de 286 para 307 dias.

Perante esta informação, ocorre-me perguntar-lhe:

1º O Município do Cartaxo já não pertence ao Distrito de Santarém?

2º Se ainda pertence, ao colocar o Município de Santarém em 1º lugar e o Município do Sardoal em 2º e ignorando o Município do Cartaxo fê-lo porque “não leu bem a lista” ou porque apenas se quis referir aos Municípios liderados pela cor não rosa?

Vá lá Senhor Doutor não custa emendar o erro.

Eu quero acreditar que quando em Lisboa pensa no meu Concelho ou que quando pontualmente se desloca ao Sardoal, no seu pensamento os interesses dos Sardoalenses se sobrepõem aos da “tribo” a que pertence. “…Não basta sê-lo, há que parecê-lo”.

Independentemente de eu estar, ou não, de acordo com os restantes parágrafos do seu artigo (os meus artigos publicados neste blogue, as actas das reuniões de Câmara e toda a minha conduta enquanto Vereador não deixam margem para quaisquer dúvidas) entendi que a omissão que protagonizou no seu artigo merecia o meu reparo.

Vá lá Senhor Doutor faça um esforço e corrija o erro. Não se esqueça que não podendo votar em si, a sua eleição para Presidente da Câmara Municipal do Sardoal, depende do meu voto e dos Sardoalenses com residência no Sardoal.

Um abraço

Fernando Morais

Sem comentários: