quarta-feira, 9 de julho de 2008

Agonia Financeira de um Município (5)

Continuando a analisar a “Agonia Financeira” da tal “família falida” e da forma como ela gere a solução das dívidas por si assumidas, hoje abordarei o cenário daquelas dívidas que a família tudo faz para as esquecer.

Facto 4 – Algumas dívidas, assumidas pelo Município perante terceiros, são atiradas para o campo do esquecimento por força da “ligação afectiva” que os mesmos têm à Autarquia ou ao Executivo Autárquico em funções.

Exemplo 1: A Comissão de Desenvolvimento Cultural e Recreativo de Venda Nova, na pessoa do seu associado mais entusiasta (Sr. Eduardo Pereira), depois de muito porfiar durante alguns anos, o ano de 2004 trouxe-lhes aquilo porque mais sonharam: a construção da Capela da Venda Nova. Porque o empreendimento envolvia custos relevantes para os fundos da própria Comissão, a solução encontrada foi efectuar-se um peditório. A esse peditório a Autarquia Sardoalense respondeu em reunião de Câmara com a atribuição de um subsídio de 10.000 Euros.

Quando nesse dia de 2004 a Autarquia atribuía o subsídio de 10.000 Euros à Comissão de Desenvolvimento Cultural e Recreativo de Venda Nova, já se encontrava em dívida para com essa mesma Associação, e há mais de um ano, de 249,40 € (conforme Prestação de Contas de 2003, que já dava conta desta dívida no dia 31 de Dezembro de 2002).

O tempo passou e a obra nasceu. No dia 16 de Setembro de 2007, pelas 15 horas da tarde, teve lugar a inauguração da Capela de Venda Nova.

No dia 31 de Dezembro de 2007 a Autarquia ainda não havia entregue à Associação os 249,40€ que lhe devia há mais de 5 anos, nem os 10.000 Euros para a construção da Capela que para o efeito aprovara em reunião de Câmara no ano de 2004.

Será que se a localidade de Venda Nova tivesse um número significativo de eleitores, os 10.249,40 Euros não teriam já sido pagos há muito pela Autarquia Sardoalense?

O mais certo é que ainda neste momento, a dívida ainda se encontre por liquidar à Associação. Para aqueles que gostam de fazer apostas, por tudo e por nada, têm aqui um bom motivo para promoverem uma nova aposta: Em que ano a Autarquia Sardoalense liquidará a dívida que tem para com a Comissão de Desenvolvimento Cultural e Recreativo de Venda Nova?

Digam-me lá se durante algum tempo os responsáveis pela atribuição do subsídio não ficaram bem na fotografia? Só que a fotografia já começa a ficar descolorida. Se a Autarquia não tinha intenção de pagar porque é que não prometeu 50 Mil ou mesmo 100 Mil Euros? A fotografia sempre teria ficado melhor.

(No próximo artigo outros exemplos que mostram algumas das dívidas que são atiradas para o campo do esquecimento.)

Sem comentários: