quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Lógica (?) dos Partidos

No último trabalho por mim aqui colocado (A Lógica (?) dos Números) questionava-me se diante tantos erros que a Prestação de Contas de 2007 encerrava, e sobre a qual até os próprios responsáveis e subscritores da mesma questionavam a sua veracidade, ainda existiria alguém capaz de votar favoravelmente o seu teor.
Como qualquer mortal, também tenho sonhos.
E sonhei.
Sonhei que, no conhecimento dos erros, os responsáveis pelos mesmos fossem capazes de os corrigir. Será que existe alguém que ouse afirmar que nunca errou? Será que a grandeza dos homens não se mede, também, pela capacidade que ele possa ter quando diante de um erro por si cometido o assume e corrige?
Sonhei que outros ao reconhecerem os erros e verificarem que os seus autores se recusavam a corrigi-los, eram capazes de os rejeitar. Será que ao identificarmos um erro é normal o adoptarmos? Será que não manda o bom-senso que o corrijamos?
Sonhei que 19 pessoas a quem os Sardoalenses confiaram os seus destinos para gerirem a comunidade onde se inserem, para o quadriénio de 2005-2009, fossem capazes, por alguns momentos, de se abstraírem dos seus deveres (quais deveres?) partidários e pensassem no futuro da comunidade que os elegeu. E será que nessa abstracção não caberia a decisão de convidarem os responsáveis a corrigir todos os erros conhecidos antes de poderem emitir qualquer opinião sobre um assunto que se desconhece se é verdadeiro ou falso, dado encontrar-se mergulhado em informações falsas?
A vida tem destas coisas. Hoje esse sonho terminou. Amanhã outro sonho nascerá.
O que ficou para a história foi que a Prestação de Contas do Exercício de 2007 apresentado pela Câmara Municipal foi aprovada, por maioria, em reunião da Assembleia Municipal realizada no dia 29 de Abril de 2008 com 12 votos a favor (todos os eleitos nas listas do PSD) e 6 votos contra (todos os eleitos nas listas do PS).
Foi aquilo que em termos futebolísticos se costuma chamar de “goleada”!
Poderá perguntar-se assim: QUEM GANHOU?
- Ganharam os responsáveis pelos erros que nem sequer precisaram de os corrigir para que outros os assumissem como verdadeiros e, também como seus.
- Ganhou o Partido Social Democrata que suportado na tese de que, quando interessa à lógica partidária, o erro só é erro quando uma 3ª pessoa o afirmar que o é. Até lá … “enquanto o pau vai e vem folgam as costas”. Hoje, o que é preciso é vencer o adversário! Amanhã … logo se vê.
- Ganhou o Partido Socialista que exercitou o seu papel de oposição revelando os erros e as consequências que esses erros trouxeram para a discussão e as possíveis implicações futuras que aqueles poderão promover no futuro dos Sardoalenses.
- Ganharam os poucos Munícipes (±12) que tiveram o privilégio de assistir à discussão de uma, faz de conta, Prestação de Contas. Embora ninguém pudesse garantir que um determinado número estivesse correcto, só o susto que esse número representava era suficiente para sobre ele poder ser tecida a intervenção que se pretendesse. Foi o que aconteceu. E se a dívida a Terceiros e de Curto Prazo a Terceiros não era de 2 Milhões de Euros, mas sim de 1 Milhão ou 3 milhões? E se o valor registado de 600 Mil Euros negativos, relativamente a do resultado do exercício de 2007 está errado e o mesmo foi de 600 Mil Euros, mas positivos? E se…? E se…?
Se todos ganharam, QUEM PERDEU?
Não resta a menor dúvida que, quem perdeu, foi o Município do Sardoal e fomos todos nós. Estamos mais pobres. Para todos aqueles que, como eu, decidimos investir neste Concelho e que, como eu, decidimos investir tudo o que tínhamos e não tínhamos, obrigando-nos a contrair empréstimos bancários, vemos que o valor do nosso património decresce dia a dia. Que opção temos?
Eu continuarei a reagir!
Quanto mais rica for a sociedade onde eu vivo, mais rico serei!

Sem comentários: