quarta-feira, 16 de abril de 2008

SABIA QUE...

SABIA QUE …
(Bar do Centro Cultural Gil Vicente)
… Durante o ano de 2007 o Bar do Centro Cultural Gil Vicente, explorado pela Autarquia Sardoalense, apresentou um resultado negativo de 19.000 Euros?
… Nos últimos 3 anos (2005, 2006, 2007) o mesmo Bar teve um total de receitas de 59.000 Euros e as Despesas com os Produtos Alimentares comercializados foram de 35.000 Euros, com Serviços 600 Euros e com o Pessoal de 66.000 Euros?
… Não contabilizando os custos de energia eléctrica e consumo de água, a exploração do referido Bar traduz-se num prejuízo anual para os cofres da Autarquia de, aproximadamente, 15.000 Euros?

SABIA QUE …
(Dívidas a Terceiros)

Durante o ano de 2007 a Câmara Municipal de Sardoal só conseguiu amortizar 750.000 Euros sobre a dívida a Terceiros de Curto Prazo que tinha em 31 de Dezembro de 2006, que era de 1,96 Milhões de Euros, ao mesmo tempo que a agravou ainda mais em 100 Mil Euros, ao assumir novas dívidas no montante de 850 Mil Euros, passando a dívida a ser, em 31 de Dezembro de 2007, de 2,06 Milhões de Euros?
A dinâmica implementada ao longo dos últimos anos na Autarquia Sardoalense não permite a redução da dívida de curto prazo acumulada sem o recurso a empréstimos bancários, ao mesmo tempo que é obrigada a restringir fortemente os seus gastos para que a dívida não se agrave?
...O agravamento da dívida a terceiros e de curto prazo durante o ano de 2007, em mais 100 Mil Euros, só foi possível à custa de um grande esforço financeiro promovido pela Autarquia e de uma baixa receita em empréstimos bancários (de apenas 33 Mil Euros.)?
… Não contabilizando eventuais receitas que o Município possa obter através de empréstimos bancários, após cumprir com as despesas bancárias resultantes de empréstimos já efectuados no passado e cumprir com as despesas que tem com o pessoal, restam-lhe apenas 1,65 Milhões de Euros para: Adquirir Bens e Serviços essenciais ao funcionamento da Autarquia; Proceder a Transferências Correntes e de Capital; Atribuir Subsídios; Assumir outras Despesas Correntes; Investir em Bens de Capital (quer se trate da manutenção de bens existentes ou de novos bens) e, ainda, ter de Sanar a dívida a Terceiros de Curto Prazo de 2 Milhões de Euros?
… Quando alguém comenta que o endividamento a Terceiros por parte da Câmara Municipal de Sardoal é um “mal geral” que afecta todos os Municípios deste País, não estará a procurar com isso desculpabilizar uma gestão danosa responsável por toda esta desastrosa situação financeira em que o Município se encontra? (Em próximos trabalhos procurarei justificar este meu pensamento tomando como comparação um Município localizado no Norte do Distrito de Santarém, com uma superfície, população e receitas provenientes da Administração Central similar à do Sardoal, e que em 2005 e 2006 apresentava uma dívida a Terceiros e de Curto Prazo de (apenas!!!) 150 Mil Euros e com uma dinâmica assinalável a todos os títulos).

Sem comentários: